domingo, 2 de junho de 2019

Organizando o escritório (A morte do ego e o despertar da consciência) - cap.29

O amor para com a natureza é consciência. Despertar a consciência é uma revolução ecológica em favor da vida!

---------------------------------

Complemento do cap.16 - Item "e" (Memórias) parte 4.

A nossa mente é como o escritório do nosso corpo. Nela estão os documentos, memórias, relacionados com o nosso destino. Compreendo que se uma pessoa organiza a sua mente, por efeito cascata, começa a organizar os demais centros, o emocional, motriz, instintivo e sexual. Organizar a mente é um procedimento essencial para organizar a vida!

Cada pessoa pode criar as suas disciplinas e por elas organiza a sua vida. A indisciplina é o terreno sem cuidados onde o mato fica à vontade pra crescer e sufocar as flores, virtudes da alma. O mato são os egos, vícios psicológicos, o jardim dominado pelo mato é a alma cuja consciência está adormecida... Esta consciência é a que devia assumir o posto de jardineira!

Já criei várias disciplinas, algumas eu consegui estabelecer na minha vida, outras não, outras estão em processo, outras se perderam. A vida é assim, muitos experimentos sendo feitos pela consciência na busca pelo despertar. Erros e acertos.

Vou exemplificar com uma disciplina que criei recentemente.

Quando entro nos ônibus busco ter a postura adequada para este ambiente. Quando estou caminhando pelas ruas faço o mesmo. Quando estou dando aulas, etc.
Todas as memórias que são estimuladas pelos cinco sentidos, nestas circunstâncias citadas, e se manifestam na minha mente, busco observá-las, aquietá-las e arquivá-las. Cada coisa em seu lugar e um lugar pra cada coisa.

Se eu não cuido, surge a memória de uma música e eu fico viajando, cantarolando mentalmente. Da canção surge outra memória e eu viajo para o passado. No passado surge a imagem de uma pessoa e eu me lembro de um acontecimento desagradável e fico ressentido, com raiva... Assim eu estou no ônibus, caminhando nas ruas, trabalhando, e a minha mente voando para o passado ou futuro, vários egos se alimentando das minhas memórias, criando fantasias, etc. A cada momento eu fico gastando muita energia com a tagarelice interior desenfreada!

Se eu não organizo a minha mente e a educo para ser passiva, e coloco a minha consciência para estar ativa, no controle, vou viver esta loucura interior até o fim da minha vida.

Para eliminar os egos eu preciso eliminar o vício da "tagarelice interior", este vício de ficar tagarelando mentalmente a cada instante. Todos os egos se beneficiam do vício da tagarelice e ficam tomando conta do meu corpo.

No Próximo capítulo vou encerrar as reflexões sobre a "Memória".

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar

Nenhum comentário:

Postar um comentário