domingo, 23 de junho de 2019

Associação entre os egos (A morte do ego e o despertar da consciência) - cap.48

A verdade é inacreditável! Como pode um peixe "crer" na existência da água?


A fé é impossível para o peixe-homem que vive no deserto das ilusões.

---------------------------

Complementando o cap.16 - Item "h" (Engrenagens) 3 

---------------------------

Temos vários egos de preguiça, de ira, de ciúmes, de orgulho, de arrogância, de impaciência, etc. Não eliminamos o ego da preguiça como um todo, eliminamos aos poucos as várias manifestações deste ego.

Digamos que eu esteja trabalhando na desconstrução do ego da raiva que se manifesta quando eu estou no trânsito. O trabalho sobre este defeito psicológico me dá bases para eu eliminar também os egos da raiva que se manifestam quando eu estou limpando a casa e não tenho a colaboração das pessoas que convivem comigo. Depois eu vou eliminando os outros egos da raiva, aos poucos, à medida que eles vão aparecendo no meu dia a dia. Digamos que os egos são como as traças, temos algumas nas paredes do quarto, outras nas paredes da cozinha, outras no banheiro, etc. Todas são traças, mas se manifestam em lugares diferentes. Os egos da raiva, por exemplo, são como traças, iguais e ao mesmo tempo diferentes, se manifestando em circunstâncias diferentes da nossa existência.

Pra eliminar um ego eu preciso também eliminar os egos que se associam a ele e dão sentido a ele.

Estou trabalhando pra desconstruir uma ansiedade, mas esta ansiedade está fundamentada em outro ego, o ego da preguiça que deixa pra fazer as coisas de ultima hora. Por conta da preguiça eu fico um pouco mais deitado, levanto-me as pressas, saio atrasado e surgem os pensamentos preocupados gerando ansiedades. Como vou eliminar a ansiedade se continuo com o hábito de fazer tudo de última hora? Vou desconstruindo os egos da preguiça e também os egos das ansiedades, relacionados entre si. Depois explicarei com detalhes.

Os egos se associam formando engrenagens. Precisamos compreender as engrenagens da impaciência, do orgulho, do ciúmes, etc. E precisamos desconstruir estas engrenagens desde a base.

Depois que eu concluir o básico deste livro vou escrever livros separados, dando continuidade a este. Em cada livro, na sequência deste, eu vou escrever sobre um ego específico e vou tratar das engrenagens relacionadas com este ego, sugerindo exercícios para desconstruir estes defeitos psicológicos.

No próximo capítulo vou escrever sobre "As infiltrações".

Ulisses Higino

Poesias Para o Despertar

Nenhum comentário:

Postar um comentário