sábado, 22 de julho de 2017

A reflexão (A Consciência) Cap.22

A verdade não se deixa aprisionar, sua alma, asas tem, os seus pés vivem sem chão... Liberdade!

--------------------------------

Nos capítulos anteriores tratei dos temas: o SER, o silêncio interior, a consciência (virtudes), a atenção, a observação, a auto-observação e a memória. Agora seguirei com a reflexão e depois a intuição e a compreensão.

A reflexão é uma análise e para refletir necessitamos ter conceitos memorizados como por exemplo a linguagem, para podermos criar teorias mentais buscando um significado para um determinado assunto, circunstância, etc.

No ato de refletir a consciência se utiliza da memória e constrói as análises para chegar a uma compreensão.

Em certas reflexões as nossas experiências de vida são memórias que nos dão referências importantes nos ajudando a desenvolver uma certa compreensão.

Particularmente não vivo refletindo em todos os momentos, não faço do ato de refletir um hábito. Procuro viver em atenção, observação, auto-observação e nos momentos devidos, intuitivamente sinto que devo fazer uma reflexão.

Tudo ao meu redor se relaciona com os egos e com o despertar da consciência. O trabalho, os filhos, a casa, os amigos, as conversas, a política, as mídias, a ciência, a espiritualidade, a vida afetiva, etc. Todos estamos dentro de uma grande escola, cada um com lições que se relacionam com a sua própria vida, mas nem todos estamos conscientes de que tudo são aprendizados...

Cada um dos capítulos que escrevo são reflexões, em verso e prosa. Sem a reflexão não surge a compreensão, sem a compreensão não há sabedoria, nem consciência.

Volto a escrever amanhã.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário