domingo, 16 de julho de 2017

A identificação (A Consciência) Cap.16

Tenho a paz quando repouso no silêncio que perfuma a flor da serenidade.

--------------------------------

Quando estamos identificados com um ego nos esquecemos de nós mesmos, de nosso Ser. Por exemplo, quando estamos identificados com a ira podemos ter atitudes muito perigosas e muitas vezes isto acontece. Quando o momento da identificação passa, quando a ira já não está mais comandando o corpo, conseguimos olhar de forma mais consciente o ocorrido e nos lamentamos por nossos atos inconscientes...

Para nos protegermos das atitudes inconscientes quando estamos identificados com o ego da ira, temos um ditado popular: "contar até dez!"

No momento da identificação com os egos a consciência fica adormecida e a inconsciência toma conta do corpo. Existem vários níveis de identificação, dos mais superficiais aos mais profundos. Normalmente, por estar identificado com vários pensamentos, fantasias, representações mentais, minha mente fica sendo controlada por vários egos, vivo em estado de desatenção...

Estou em um ônibus e por estar desatento, identificado com vários pensamentos, me distancio da realidade e deixo passar da parada onde deveria descer. Estou em uma sala de aula, olhando atentamente para o professor, entretanto meus pensamentos me levam para o passado ou futuro e fico divagando, com os olhos abertos; se o professor me pergunta o que foi dito eu não sei responder, pois estava de corpo presente, mas minha alma estava ausente...

Por estarmos identificados discutimos, agredimos, enganamos, roubamos, corrompemos, etc. 

Praticando a auto-observação, ou seja, a divisão da atenção entre o mundo exterior e o nosso mundo interior, podemos descobrir os egos, ver a diferença entre ego e consciência e descobrir vários níveis de identificação.

Para refletir sobre a atenção vejo como importante refletirmos sobre a desatenção, identificação.

No próximo capítulo vou tratar da "auto-observação".

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário