sexta-feira, 14 de julho de 2017

A atenção (A Consciência) Cap.15

Sinto o despertar como o SER flertando com a essência de um segundo que galopa sobre a eternidade!

--------------------------------

Vou dar continuidade as reflexões sobre os tópicos abaixo.

O SER, o silêncio interior, a consciência (virtudes), a atenção, a observação, a auto-observação, a memória, a reflexão, a intuição e a compreensão.

Dentro da atenção experimento o estado de presença, o SER que sou atento ao instante.

O mundo exterior é referência para eu poder perceber a minha presença por meio dos cinco sentidos, visão, audição, olfato, tato e paladar, mas, posso me identificar com o mundo exterior e afastar-me do SER, adormecer a consciência.

A atenção e a observação estão juntas e dependem de uma referência. Posso estar atento a um objeto e estar desatento para com o SER que sou. Neste caso estou esquecido de mim mesmo. Aprendi o termo "estar identificado" com as coisas, como sendo o estado onde estou atento as coisas e desatento da minha alma.

Compreendo como importante praticarmos a divisão da atenção, olharmos para o mundo e nele buscarmos ver o nosso SER, usar o mundo como um espelho para nos conhecermos, para nos auto-conhecer!

Para tratarmos da atenção vejo como necessário que reflitamos sobre a observação, auto-observação, identificação e a questão dos espelhos psicológicos.

Amanhã terei um evento dos meus alunos, uma Festa Julina. Por este evento tenho a necessidade de dedicar uma boa parte do meu tempo, hoje e amanhã, por este motivo não estou podendo escrever mais do que este capítulo. Amanhã provavelmente chegarei tarde em casa e talvez não consiga escrever.

Se não for possível escrever amanhã, voltarei no domingo para dar continuidade a este capítulo.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário