sexta-feira, 7 de julho de 2017

A Consciência (A Consciência) Cap. 05

Amanheceu, a flor se abriu no coração... O Sol brilhou nos lábios meus... Beijei-me, vida, em luz!

--------------------------------

Para compreender um todo é importante compreender as partes que o compõe, no caso da consciência fiz alguns desdobramentos de aspectos que a compõe, falei destes aspectos no capítulo dois deste livro. Sugiro a releitura e reflexão.

Já falei em vários outros textos sobre a consciência como sendo um conjunto de virtudes, neste momento vou recapitular. Paciência, tolerância, resignação, perdão, respeito ao livre arbítrio, simplicidade, humildade, temperança, diligência, desapego, serenidade, etc. Estas são algumas das virtudes principais.

Em todas estas virtudes entram em ação a atenção, a observação, a auto-observação, a memória, a reflexão, a intuição, a compreensão e todos estes aspectos resultam em uma ação!

Até aqui estou me referindo a consciência em nós, seres humanos, mas a consciência está por toda parte, em toda a criação. 

Fora do ser que somos a consciência se manifesta de diferentes formas em nosso corpo físico. Anticorpos, órgãos, sistema nervoso, sistema digestivo, etc.

Observemos a consciência na natureza, os elementos terra, fogo, água, ar; os reinos mineral, vegetal, animal e humano; os planetas, os sistemas solares, as galáxias, os universos, etc.

Um pássaro que voando distante do mar tem uma visão que lhe permite ver um peixe embaixo das águas agitadas, consegue calcular a velocidade do peixe, mergulhar e pegar este peixe com o bico (nós seres humanos sequer conseguimos pegar um peixe com as mãos, mesmo estando dentro da água); os vaga-lumes, insetos que possuem luz própria e piscam no escuro; o pássaro João de Barro que é um construtor, etc.

Consciência é inteligência e está  por toda a parte na natureza.

No próximo capítulo vou recapitular algumas reflexões sobre a inteligência.

Ás sextas-feiras tive uma mudança na minha rotina, passei a dar mais aulas e inclui momentos de exercícios físicos, por estes motivos talvez eu não consiga produzir muitos textos. Agora já são 23h30, preciso deitar-me pois amanhã dou aulas bem cedo. Continuarei escrevendo amanhã.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário