domingo, 28 de maio de 2017

Anjos da Guarda (Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor) cap.266

A poesia é como a Rosa
Pétalas versando amor
Verdade a fecunda na alma
E o verbo a transforma em luz

Quando nasce sobre a terra
É pureza, encanta os olhos
Floresce momentos de paz
Perfuma com rimas-jasmim

--------------------------------

Já falei em diversos textos, em vários livros que escrevi, que a memória é viva. Por exemplo, memorizo a letra de uma música, alimento esta memória e ela fica firme, se paro de cantar esta música por muito tempo a memória dela vai se desfazendo até cair no esquecimento.

Isto também serve para os egos, quando tiramos alimento eles vão enfraquecendo, mas diferente das memórias comuns, os egos estão ligados aos nossos carmas! Por isto não desaparecem enquanto tenhamos dívidas... Bem, com relação a esta informação cada um tem que comprovar por si.

Como professor de violão tenho muitas técnicas, memórias, que me auxiliam. Se eu ficar muitos anos sem dar aula, estas memórias vão enfraquecer e algumas vão começar a desaparecer.

O ego é uma memória, mas nem toda memória é um ego. Muitas memórias são apenas "representações mentais". Os egos se alimentam das representações mentais. Tenho uma memória da imagem de uma mulher sensual, meu ego da luxúria pode usar esta imagem para fantasiar pornografias com esta mulher, etc.

Muitas disciplinas para o despertar da consciência eu as tenho memorizadas, com o tempo as aprimoro, modifico, acrescento. E com o tempo, á medida que minha consciência vai se modificando, passo a criar novas disciplinas e talvez eliminar algumas que já não servem.

Uma disciplina que crio, inicialmente, é como um bebê, uma memória frágil. Facilmente me esqueço dela, então preciso ser cuidadoso para alimentá-la. Depois que esta memória se firma ela passa a ser um "anjo da guarda", como citei no final do capítulo anterior. Nas circunstâncias relacionadas com esta disciplina a memória vem à tona e eu a pratico.

As memórias se formam por associações, e quando surge algum elemento relacionado com ela, a memória é estimulada a surgir. Criei uma disciplina para todas as vezes que vou dar ou receber dinheiro para alguém, quando isto acontece a memória da disciplina aparece, eu só tenho que seguir alimentando-a. Ao me lembrar da disciplina eu faço a reflexão e a uso de forma consciente.

Leitoras(es), as vezes sinto que tenho que colocar um rio dentro deste livro e vislumbro que terei que escrever muitos capítulos... Nestes momentos preciso refletir para manter-me sereno. Capítulos atras meu SER aquietou e pensei ser o momento de terminar o livro, até escrevi a conclusão; logo em seguida ele abriu no meu peito um caminho que parece muito longo! 

Nos próximos capítulos vou seguir o curso deste rio, anjos da guarda, darei exemplo de alguns anjos da guarda que criei para me auxiliar no meu processo de viver de forma concentrada e reflexiva durante as atividades do dia. E neste processo, quando os egos vão aparecendo eu vou trabalhando para eliminá-los.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário