domingo, 28 de maio de 2017

Reeducando a mente (Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor) cap.265

Jardim do Éden

As virtudes são a consciência da alma.
A alma é a flor, a consciência é o seu perfume!

--------------------------------

Peço que recordem das informações que passei em alguns dos capítulos anteriores: o trabalho gradativo, contínuo e que levou tempo considerável para me recuperar de uma lesão no ombro; para retirar do meu corpo o hábito de dormir após as refeições; para reeducar meu estômago para voltar a aceitar o café; para eliminar um dos egos da gula, o ego do chocolate; para curar uma dor na ponta dos dedos; como aprendi a tocar um pouco de teclado com exercícios continuados de dez minutos por dia; etc.

Invertendo esta situação, se não fazemos trabalhos contínuos para o despertar, inconscientemente acontece de estarmos continuamente criando e alimentando egos. Não dá pra ficar em cima do muro!

Observo que nossa humanidade vivemos inconscientemente alimentando muitos egos, gradativamente, continuamente. Com a mente solta criamos fantasias enquanto dirigimos, enquanto comemos, enquanto trabalhamos, etc. A mente fica educada para servir aos egos e estes controlam o corpo e quando as situações da vida nos estimulam, a mente (egos), toma a frente e age impulsivamente...

Um exercício muito importante que pratico para eliminar os egos é reeducar a mente, com muita paciência. Volto a enfatizar o trabalho gradual com os exemplos que citei acima.

Minha mente foi usada pelos egos e tomou conta do meu corpo desde a infância, reverter está sendo um processo que requer muita paciência. Conseguindo reeducar minha mente para ficar passiva a consciência passa a tornar-se ativa e a controlá-la, a controlar minhas emoções e o meu corpo. Com uma mente receptiva, passiva, deixo de alimentar todos os egos, ou seja, todos os meus defeitos psicológicos vão se enfraquecendo.

Para este trabalho me educo pra viver de forma concentrada, atenta, em cada atividade que vou realizando. 

Quando dirijo faço um exercício de concentração. Divido a minha atenção entre o painel do carro, os retrovisores, as sinalizações na pista, os outros carros, ciclistas ou pedestres em faixas de pedestre, se tiver com passageiro e este conversar comigo, tenho que desdobrar minha atenção para esta pessoa também, sem perder meu foco principal, etc. Sempre que entro em um carro para dirigir já tenho meu exercício e depois de fazê-lo algumas vezes desenvolvi uma memória sobre ele, de modo que ao entrar em um carro me lembro e passo a exercitar. 

Tenho estratégias para dar aulas, para as tarefas do lar, para meus exercícios físicos, etc. Em todas as situações reservo um espaço para a intuição, a espontaneidade, a criatividade. Quando consigo manter-me concentrado passo a viver momentos de paz e normalmente sou invadido por uma alegria interior suave.

No próximo capítulo vou falar sobre a criação de elementais que funcionam como anjos da guarda.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário