sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Separação (O amor) - cap.09

Batom-estrelas
Beijo-céu
Carinho-lua
Brilho-amor

------------------------------

Tive uma amizade por uns quinze anos, com um senhor que consertava violões. Várias(os) alunas(os) passaram a levar os instrumentos para ele fazer reparos, pois eu indicava os trabalhos dele. Conheci a esposa, o neto, a bisneta... 

Há pouco tempo ele faleceu...

Duas vezes por semana eu passo na frente da casa onde ele morava. As vezes eu vejo a mulher dele, as vezes vejo o neto e sua filhinha.

O senhor Nilo fez parte da minha vida, ocupou um pedaço da minha história. Me contou como conheceu a Dona Marinete, o primeiro encontro entre eles, como começaram a namorar. Me contou um pouco da sua juventude como baixista de uma banda que tocava em casas de eventos, etc.

De vez em quando ele passava mal porque fumou por muitos anos e ficou com os pulmões comprometidos. As vezes as suas mãos tremiam um pouco, por causa dos medicamentos. Mas seus trabalhos eram de qualidade, consertou vários dos meus violões. Era um homem simpático, gentil, alegre!

Ele se foi e eu senti um pequeno vazio em mim. A presença dele na minha existência ocupava um espaço pequeno, mas um espaço de carinho, de amizade fraterna. Este pedaço deixou de existir.

O falecimento não me alterou emocionalmente, fiquei tranquilo. Mas fico observando o meu SER aos poucos se acostumando com a ausência dele, e sentindo esta ausência. Há um pequeno sofrimento, uma perda, um desconforto...

Estas situações são inevitáveis. Todos nos relacionamos com pessoas amigáveis e com pessoas não amigáveis, e quando as pessoas amorosas se vão, compreendo como natural o nosso SER sofrer com a separação. A intensidade dos sofrimentos dependem da profundidade do relacionamento amoroso.

No próximo capítulo vou refletir sobre a cicatrização das feridas abertas com as separações indesejadas.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que estão sendo escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário