sábado, 18 de janeiro de 2020

Apegos (O amor) - cap.12

Amizade

Força de atração que nasce entre dois seres, imantada pelas afinidades e pelo respeito.

Elo sem amarras, união sem fronteiras, individualidades em comunhão, harmonia, equilíbrio.

Magnetismo que mantém os astros ao redor do Sol (amor) e os concede a liberdade de voarem seguros no espaço infinito!

------------------------------

Certo dia, muitos anos atrás, o pai de um amigo nos deu uma dose de cachaça. Acho que foi a primeira vez que eu experimentei, apesar de ser adulto. A bebida desceu queimando... Muito ruim!

Se eu tivesse amigos que bebessem e eu sentisse a necessidade de me enturmar, talvez eu passasse a beber com eles. Mesmo sendo ruim, iria me acostumar, iria gostar, aos poucos, e depois o meu organismo ficaria acostumado e passaria a sentir falta da bebida. E eu iria criar uma relação emocional com a bebida, iria me tornar apaixonado pelo vício, mesmo que ele estivesse me destruindo.

Temos o poder de nos acostumar, nos apegar a objetos, pessoas, animais, plantas, comidas, bebidas, etc. Da mesma forma que nos apegamos podemos nos desapegar.

Os seres humanos nos apegamos a muitos egos, passamos a gostar de ser orgulhosas(os), ciumentas(os), mentirosas(os), etc, etc, etc. A eliminação destes defeitos psicológicos é um trabalho que requer muita atenção, reflexão, vontade, leituras, meditações, etc.

Da mesma forma que temos que lidar com uma separação traumática temos que produzir uma separação entre nós e os egos! Temos que aprender a viver sem uma pessoa que se foi, e também temos que aprender a viver de forma consciente, eliminando as nossas inconsciências/egos.

O problema de nos separarmos dos egos é que este trabalho só depende de nós, e nós sentimos prazer na realização dos desejos dos egos.  Os egos da raiva sentem prazer em brigar, os egos do orgulho sentem prazer em se sentir melhor que outras pessoas, etc, etc, etc. E estes egos não querem ir embora, pelo contrário, são parasitas, nos dominam, nos escravizam.

No próximo capítulo vou relatar uma experiência que vivi na adolescência.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com

Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que estão sendo escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário