sábado, 11 de janeiro de 2020

Aprendendo o carinho (O amor) - cap.06

Busco construir harmonia em mim, e dentro dela fecundar a Lótus da paz.

------------------------------

A minha mãe teve oito filhas e eu de filho. Lembro-me que a vida dela não foi simples. Imagino uma mulher enfrentando nove gestações, nove partos, a luta de cuidar de nove bebes... Eu fui a oitava gestação, depois de mim veio a minha irmã Claudia.

Com uma diferença de três a cinco anos entre as crianças a minha mãe teve uma média de vinte e sete anos envolvida com gestações, partos, cuidando de bebês...

Agora eu me vejo em condições de compreender melhor a minha mãe. Sempre cuidando da alimentação, da casa, da roupa das crianças... E me lembro que o meu pai sempre saia de casa bem cedo, eu ainda estava dormindo, e voltava tarde da noite, eu já estava dormindo. Ou seja, a minha mãe ficava só com muitas tarefas.

Eu não presenciei carinho entre o meu pai e a minha mãe, nem mesmo um único evento com eles de mãos dadas. Além do meu pai ter que trabalhar muito pra manter a família, compreendo que houveram problemas no relacionamento entre eles. Estes eventos certamente afetaram o meu inconsciente e eu não me desenvolvi como uma criança carinhosa em casa, apesar de sempre ter um temperamento dócil.

Na minha adolescência eu senti vontade de ser carinhoso com a minha mãe, mas não conseguia. Eu havia começado a me interessar pela espiritualidade e pela psicologia. Lia muitos livros e buscava o auto-conhecimento.

Lembro-me de esboçar uma estratégia de fazer carinhos pequenos, curtos, e me sentir um peixe fora da água fazendo carinho. Depois, com o tempo, fui me acostumando com os gestos e descobri que podia colocar emoção nos gestos. Somos seres com uma natureza moldável, plástica.

O carinho pode ser aprendido!

Podemos exercitar o carinho, e é importante mantermos estes exercícios para toda a vida. As nossas qualidades e defeitos são vivas(os), sendo alimentadas(os) se desenvolvem, não sendo alimentadas(os) atrofiam.

Podemos agir reflexivamente atrofiando os nossos egos e fecundando nossas virtudes, deixando de alimentar os nossos defeitos e alimentando a nossa consciência. 

O amor é uma conquista!

Todos os livros que escrevo estão relacionados com a eliminação dos egos e o despertar da consciência, o despertar do amor.

Amanhã eu  voltarei a escrever.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que estão sendo escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário