domingo, 19 de janeiro de 2020

A ação sem intenção (O amor) - cap.17

O amor é uma ação sem intenção.

------------------------------

O amor, consciência, tem seus propósitos, mas não "deseja" realizá-los. Paradoxos. 

O desejo escraviza! O desejo é o ego. O desejo gera expectativa, que gera a ansiedade, que adormece a consciência.

Os propósitos são importantes por darem um sentido, uma direção para a vida. Não há necessidade de desejar alcançar os propósitos, isto é indiferente. Os resultados já estão previstos, ou vai dar certo, ou não vai dar certo. E nas duas situações a consciência aprende.

A consciência já é realizada porque sabe que em qualquer situação tem o que necessita para crescer. E ficar desejando resultados não é inteligente, pois não temos como determiná-los. Desejar resultados é ficar como um cachorro correndo atrás do rabo, não vai alcançar nunca. Pra que correr atrás do rabo então?

O que me cabe é seguir o meu propósito e fazer o meu melhor, serenamente. Ao invés de focar nos resultados vejo como importante ser atencioso com o caminho, fazer o meu melhor. Os resultados são duais, me ensinam, preciso dos dois.

Naturalmente o sentido é buscar o resultado, é buscar a satisfação. E toda vez que crio um propósito nasce o "desejo" de alcançá-lo. Então tenho que refletir e ir retirando os desejos, da mesma forma que um jardineiro sempre fica retirando as ervas daninhas do jardim.

Amor, ação sem intenção.

Sem expectativas, sem ansiedades, viver em  paz!

Sigo neste caminho há muitos anos, sou um aprendiz do viver em paz, viver sem desejos, viver sem egos. Estou caminhando, aprendendo a cada dia.

Voltarei a escrever no próximo final de semana.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que estão sendo escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário