sábado, 11 de janeiro de 2020

O magnetismo entre os seres (O amor) - cap.04

MAQUIAGEM

Por que a morena coloriu suas pétalas
Acaso a flor cansou da sua beleza?
Ou será que brinca de ser primavera
Ao colorir a sua pele seda?

Morena-alma, por que se disfarça?
Mil faces-ego, toda envaidecida?
Saia dos sonhos, volte a sua graça
No paraíso és a flor da vida

Oh! Bela Helena, ter adormecido
Aprisionou-te e fez de ti Medusa
Perseu a ama e voa destemido
Pégaso-Tróia a resgatar sua musa

Nestes versos coloco Perseu como sendo a consciência eliminando os egos, as mil faces da medusa, libertando a Bela Helena (alma). Ver a mitologia grera, Perseu, Cavalo de Troia, a bela Helena, Medusa.

---------------------------

Nós, pessoas humanas, podemos sentir uma atração intelectual por outra pessoa, ou uma atração emocional, ou sexual, ou por outras afinidades. 

O magnetismo intelectual pode ser gerado porque a forma como uma pessoa fala, como compreende o mundo, suas ideias, me atraem. Me sinto atraído por me identificar com a energia intelectual da pessoa.

O magnetismo emocional pode ser gerado porque as expressões afetivas da outra pessoa me agradam. O jeito de sorrir, o jeito de manifestar carinho, os traços afetivos na sua personalidade.

O magnetismo sexual pode ser gerado porque o jeito de ser da pessoa desperta o desejo sexual no meu corpo.

Uma pessoa motivada pelo desejo sexual pode se tornar bem carinhosa e gentil com a pessoa por quem está sentindo os desejos, mas, se tiver a oportunidade de se relacionar sexualmente com esta pessoa, após a satisfação sexual todo este carinho pode acabar... Isto porque a única motivação do carinho era o desejo sexual. É muito triste quando um casal tem uma relação sexual e após a relação o homem se vira de lado e dorme, e demonstra aversão pela pessoa... A mulher foi usada como um objeto que só foi interessante enquanto satisfez o desejo do homem. Quando eu for escrever um livro sobre a "sexualidade" poderei detalhar estes assuntos.

Se depois de uma relação sexual uma pessoa continua sendo carinhosa e gentil, mesmo sem estar sendo motivada pelo desejo sexual, neste caso provavelmente há uma energia afetiva que vai além do desejo físico.

Um casal pode ter um magnetismo recíproco a nível mental, emocional, sexual, espiritual, nas atividades físicas e na alimentação. Neste caso a relação é especial!

Se uma pessoa é sedentária e a sua parceira é uma esportista, neste aspecto a falta de afinidades pode gerar alguns conflitos. Quando há amor, consciência, o casal se fundamenta nas afinidades principais e supera as diferenças, com respeito, com carinho.

É muito comum uma pessoa sentir afinidades por outra e esta outra não ter o mesmo sentimento. A falta de reciprocidade enfraquece o magnetismo nas relações, sejam de amizade, familiar ou conjugais.

Por vezes um casal se realiza a nível sexual, mas não se completam intelectual e emocionalmente... Em outras situações há uma satisfação intelectual ou emocional, mas não se satisfazem a nível sexual... Nestes casos, não havendo uma compreensão e um trabalho mútuo para melhorar a relação, surgem os conflitos e a tentação de buscar fora da relação uma forma de satisfazer a carência.

O magnetismo nas relações normalmente acontece por afinidades, mas este magnetismo não é o amor. O amor é a consciência, transcende a questão das afinidades ou não afinidades. Uma pessoa consciente é a expressão do amor, e irradia este amor para todos os seres, tenha ou não afinidades com eles.

No próximo capítulo vou escrever sobre os temperamentos.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que estão sendo escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário