domingo, 19 de janeiro de 2020

Propósitos do amor (O amor) - cap.16

O amor

Quem um dia por "Ele" foi beijado sente em seu perfume a essência do jardim. Aquele que já esteve na presença do poeta, "Dele" se enamora quando prova a poesia!

------------------------------

Tenho alguns amigos e amigas com os quais me encontro de vez em quando. Eu as(os) procuro e as vezes elas(es) me procuram, temos uma relação de reciprocidade.
Por que as(os) procuro? A nossa amizade é um magnetismo fraterno, por certas afinidades. O SER delas(es) fazem bem ao meu, por isso as(os) procuro, são remédio para o SER que sou. E elas(es) correspondem certamente porque o SER que sou deve fazer bem a elas(es).

Algumas pessoas me fazem sentir bem, mas somente eu as procuro, então, percebendo a falta de reciprocidade eu me educo para me afastar, em respeito a postura delas. Estas pessoas me educam para o respeito.

Por que eu procuro a saúde? Porque na saúde eu fico em paz, eu fico bem. Por que eu toco violão? Porque me faz bem. Por que eu escrevo estes livros? Porque estes escritos são a minha forma de investigar tudo o que se relaciona com o despertar da consciência, e esta atividade me realiza. Por que eu sentia vontade de estar perto da namorada? Porque ela me fazia feliz. Por que acabamos o relacionamento? Porque deixamos de fazer bem um ao outro.

Eu não vou atrás dos desprazeres, da doença, dos sofrimentos, de brigas, porque isto é inconsciente, é desagradável, é dor. Por que eu vou gostar da dor? Não há sentido, isto é inconsciência.

Por que eu faço trabalhos voluntários? Porque defini pra mim que devo abrir mão de parte da minha vida para fazer algo pelo bem do coletivo, porque o coletivo sou eu. Se o coletivo não ficar bem eu não ficarei bem. Eu não estou ajudando outros seres, estou ajudando a mim mesmo. As pessoas que atendo nos hospitais, nos orfanatos, nas comunidades, etc, são todas reflexos do SER que sou. Se eu não faço nada por elas, estou abandonando a mim mesmo! Se eu sou falso com elas estou sendo falso comigo mesmo, a falsidade está em mim. Se eu faço gestos conscientes, gentis, estou sendo amoroso com elas, comigo mesmo.

Por que eu busco o despertar da consciência? Porque a consciência me traz a saúde, harmonia, paz, liberdade, realização interior. Me faz ficar bem comigo e com toda a natureza. Busco a consciência porque não há outro caminho.

Eu não tenho outro caminho. Se não arrumo a casa a desordem se instala e a minha vida fica complicada, fico em um ambiente desagradável. Se não cuido da minha saúde, adoeço, e sinto dor. Se não desperto a consciência a minha vida fica como um barco à deriva no meio do oceano... Não tenho outro caminho.

No próximo capítulo vou escrever sobre a ação sem intenção.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que estão sendo escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário