sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Relações afetivas (O amor) - cap.20

Mico filho tem piolho, mamãe mico vem catar.
Natureza nos ensina, se há amor, há que cuidar!

------------------------------

Tenho refletido sobre as relações de troca na natureza. Todos os seres damos e recebemos uns dos outros, nos alimentamos uns dos outros, colaboramos uns com os outros, consciente ou inconscientemente.

Quando eu tenho uma relação afetiva, busco uma pessoa atraído por um magnetismo. Esta pessoa me estimula a produzir a minha felicidade, com a sua forma de agir, com sua forma de pensar e sentir, com seu corpo. Se eu também a estimular a produzir a felicidade em si, temos uma reciprocidade.

Esta pessoa se torna importante na minha vida porque por meio dela eu vivo o paraíso, e vice versa. Temos uma relação de troca. As emoções que eu produzo em mim são minhas e as emoções que ela produz em si são dela.

A relação afetiva entre dois seres, na minha percepção, é um grande desafio e uma grande oportunidade para o despertar da consciência. Uma oportunidade para o desabrochar de aspectos muito profundos das virtudes do respeito ao livre arbítrio, do desapego, da empatia, da sinceridade, solidariedade, responsabilidade, da serenidade, do saber ouvir, do saber falar... É uma universidade psicológica que se for bem aproveitada permite que os seres se desenvolvam muito internamente! 

O crescimento nesta universidade psicológica só é possível eliminando os egos dos ciúmes, da raiva, da impaciência e tantos outros que bloqueiam as virtudes citadas acima.

Amanhã eu voltarei a escrever.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" juntamente com os outros que foram escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário