sábado, 1 de dezembro de 2018

O Saber (A Compreensão) - Cap.01

A ausência da ternura é seca que sufoca a alma... Faz o olhar do coração ter sede da imagem do amor!

---------------------------------

Há muitos anos atrás aprendi que a compreensão é fruto do equilíbrio entre o "saber" e o "SER", ou seja, equilíbrio entre a teoria e a vivência. E também aprendi que a compreensão é elástica, pode se expandir.

Certa vez tive que fazer um trabalho sobre um texto. Após muitas leituras, resumos, sínteses, análises críticas, eu comecei a desenvolver uma compreensão do conteúdo. Quando a compreensão começou a nascer e a desenvolver-se produziu em mim um estado de alegria pelo nascimento de um novo saber!

Uso me referir a compreensão como o nascimento de um saber.

Um professor me ensina uma fórmula matemática. Primeiramente eu memorizo a fórmula, depois começo a usá-la para resolver exercícios. Quando consigo ter resultados passo a compreender a fórmula, desenvolvo um novo saber.

Eu cantei uma determinada música da MPB durante muitos anos, mas só repetia a letra e a melodia. Depois de muito tempo eu parei para analisar a letra e foi então que compreendi a mensagem que estava sendo transmitida. Eu não tinhas consciência e nem compreensão do que fazia.
Da mesma forma, eu fui observando que muitas das minhas ações e pensamentos eram inconscientes, sem reflexão, sem atenção. Eu não tenho como compreender meus pensamentos, emoções e atitudes se não tenho uma visão reflexiva de mim mesmo!

Da mesma forma como compreendemos um texto, podemos compreender a nós mesmos, nossos egos, nossa alma, nossas virtudes, a consciência. O caminho é o estudo e as vivências, estudar a si, observar-se pensando, sentindo, agindo e fazer exercícios para eliminar os egos e despertar as virtudes da alma. Autoconhecimento.

No próximo capítulo vou aprofundar mais um pouco neste assunto.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário