sábado, 1 de dezembro de 2018

A vitalidade do Saber (A Compreensão) - Cap.02

Preciso semear, cultivar e fazer brotar a árvore do saber em mim, então a minha consciência colherá os frutos que iluminam  o SER e com esta luz as sombras de ignorância irão cedendo lugar para o Sol interior!

---------------------------------

O saber, fruto da compreensão, é vivo! Se o alimentamos ele se expande, se paramos de alimentá-lo ele vai se perdendo até morrer.

Alguns saberes são muito simples e conseguimos mantê-los vivos sem a necessidade de alimentá-los. Por exemplo o saber "andar de bicicleta". Estou há muitos anos sem praticar, mas a qualquer momento eu posso pegar uma bicicleta e andarei sem nenhum problema. Uma música instrumental é diferente. Algumas eu fiquei por muitos meses sem tocar no violão e as memórias motrizes foram se apagando. São memórias complexas, muitos detalhes.

Se um advogado ficar muito tempo sem advogar, com certeza irá esquecer de muitas leis. Se uma pessoa ficar muito tempo sem cozinhar, com certeza irá se esquecer das receitas. Quanto mais sólido for o saber, pode demorar mais para que ele enfraqueça e morra, mas se for um saber com um certo nível de complexidade, as memórias vão se apagar.

Então somos escravos do saber? Não, o escravo é dominado por uma força exterior, o sábio domina o saber, não é dominado por ele. O sabedor é livre, pode manter a sua sabedoria ou pode decidir por deixá-la ir.

Se uma pessoa parar de se movimentar, seus músculos vão atrofiar e ela irá morrer aos poucos. Vida é movimento e a vida precisa se manter. O saber não é diferente.

O autoconhecimento é um saber que qualquer pessoa pode exercitar em todos os momentos, sem prejuízo para nenhuma outra atividade. Podemos nos exercitar limpando a casa, fazendo execícios físicos, trabalhando, tomando banho, dormindo, estudando, conversando, brincando, nos relacionando afetivamente, em cada instante da nossa vida!

Quando despertamos a nossa consciência, tudo o que fazermos se torna mais produtivo, se torna uma luz em nossas vidas. A consciência transforma a vida em uma obra maravilhosa!

Para conquistarmos este autoconhecimento, o despertar da consciência, precisamos da "Compreensão".Fazer da nossa vida um livro com capítulos que se desdobram de instante a instante. Estudarmos estes capítulos com dedicação.

Voltarei a escrever amanhã e darei exemplos da compreensão sobre a meditação, a auto-observação, a eliminação do ego, o desdobramento astral, etc.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com 


Nenhum comentário:

Postar um comentário