domingo, 23 de dezembro de 2018

O corpo e a alma (Natal 2018) - cap.12

O amor é o Anjo-Consciência!

---------------------------------

O nosso corpo sente frio e calor, prazer e dor, e outras reações aos diferentes estímulos externos. Criamos reações psicológicas relacionadas com estas reações físicas, e assim temos a alegria e a tristeza, o medo, as fobias, etc.

O nosso corpo físico nos estimula a criarmos reações psicológicas e como isso vem acontecendo desde sempre, provavelmente estamos todos condicionados a sermos influenciados pelo que acontece no corpo físico.

Os nossos cílios se fecham instintivamente para protegerem nossos olhos, caso um cisco esteja para cair neles. Da mesma forma, nosso corpo tem várias formas instintivas de se proteger, uma sabedoria instintiva. Provavelmente tenhamos criado o hábito de nos defendermos de situações psicológicas que interpretamos como ataques, mas que na verdade não são.

Se eu fizer um argumento contra uma religião, muitos devotos desta instituição poderão se sentir ofendidos, como se eu estivesse atacando a eles, e imediatamente podem sentir antipatia por minhas palavras, sem antes refletir de forma sensata. Observem como quase todo tipo de conversa entre duas ou mais pessoas acaba virando uma disputa onde as razões se atacam, buscando se sobrepor. O orgulho luta para não ficar por baixo!

Muitas pessoas defenderam a candidatura do político Bolsonaro, presidente eleito no Brasil. Antes mesmo da posse, estão aparecendo várias situações demonstrando corrupção por parte dele, da família e de seus escolhidos para o governo. Mesmo que tudo seja bem claro, as pessoas que o defenderam com unhas e dentes provavelmente terão dificuldades de dominar o orgulho e assumirem o erro. Um grupo vai ficar jogando na cara do outro grupo, com afirmações do tipo: "eu avisei"! Com o orgulho ferido, o grupo afetado provavelmente ficará buscando argumentos para se defender... Israel e Palestina, briga sem fim. 

Falar do Natal e colocar ideias contrárias a uma tradição que se enraizou tão profundamente em muitas culturas, não é algo simples. Será fácil que as pessoas possam ler com a mente aberta? Dispostas a questionarem os princípios que regem suas vidas há tanto tempo? Acho que isso é uma tarefa para poucas pessoas!

Estou desde a adolescência lutando para aprender a eliminar os egos e despertar a consciência, depois de tantos anos de tentativas e erros, quando comecei a caminhar, foram mais tantos anos para desconstruir vícios, fanatismos psicológicos de tipos espirituais, comportamentos condicionados, etc.

Vejo que os seres estamos condicionados fortemente pra vivermos brigando uns contra os outros, competindo, julgando, procurando estar por cima, etc. Cooperar fica sem graça para o ego, conversar abertamente, estar disposto a aceitar uma opinião contrária e perceber que a ideia do outro é melhor que a nossa, etc. A humildade é uma virtude muito bonita, mas precisa ser conquistada com muito trabalho, não nasce do dia para a noite.

Escrevo este capítulo preparando o terreno para os próximos dois que serão polêmicos. Peço que releiam este capítulo algumas vezes.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário