sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

O aprender do professor (A Compreensão) - Cap.06

Diferentes nomes dados para a flor, não mudam o seu perfume. Tanta guerra em nome da paz, mas a paz não faz a guerra...

---------------------------------

Estive como professor de cursos sobre o auto-conhecimento e ministrei várias conferências sobre um mesmo tema. Pelas repetições eu desenvolvi memórias seguras sobre definições, conceitos, técnicas. Foram uns treze anos ininterruptos trabalhando conteúdos definidos.

Primeiramente memorizei conceitos, depois desenvolvi a habilidade de explicar estes princípios, a oratória. 

Como professor de música eu estou há dezoito anos desenvolvendo um método próprio, o processo tem sido quase todo intuitivo. Pela repetição eu tenho sido o que mais aprendo de música, assim como fui o que mais aprendeu sobre o autoconhecimento, no período em que ensinei essa matéria.

Desde 2013 eu estou passando por uma nova fase na minha vida, o despertar de uma nova sensibilidade. Por meio dos livros que venho escrevendo estou exercitando um processo intuitivo com mais consciência e estou fazendo novas descobertas no campo do despertar da consciência. Até este momento estou há cinco anos estruturando novas vivências com o despertar da consciência, desenvolvendo conceitos para transmitir as minhas experiências, construindo um ensinamento para mim mesmo. Nestes últimos cinco anos já escrevi mais de vinte livros e estou ministrando um curso de Meditação onde compartilho estes ensinamentos.

As repetições são fundamentais para que eu fortaleça a minha compreensão sobre estes ensinamentos que estou transmitindo. Uma coisa é descobrir novos caminhos, outra situação é experimentar esses caminhos várias vezes (provar esse métodos em mim mesmo) para ver se são seguros e depois criar conceitos para transmitir essas experiência e arregaçar as mangas e sair para a divulgação, para compartilhar, para doar. 

A minha vida é o laboratório do meu despertar. Algumas técnicas eu as aprendi por meio de livros, de diferentes autores, agora, baseado nas orientações que eu recebi, estou fazendo novas descobertas embasadas na minha intuição e experiências próprias.

Todo esse caminhar é um trabalho pra expandir a "compreensão".

Um profissional que repete sua rotina há anos, passa a dominar as ferramentas do seu trabalho e se torna um bom profissional. Isto requer tempo, muitos exercícios, muitas vivências. O mesmo acontece com um professor, ele é o que mais aprende o que ensina!

Nos meus livros eu me esforço para criar este ambiente de repetir rotinas, tratar de assuntos básicos por meio de perspectivas diferentes, para que não fique cansativo. As pessoas que já leram muitos dos meus livros poderão "compreender" o que estou dizendo!

Para as pessoas que estejam se beneficiando das minhas msgs eu sugiro que se tornem professores, que escrevam a respeito, que busquem explicar esses assuntos para outras pessoas menos experientes e que sintam vontade de saber a respeito. Exercitar o aprender e exercitar o ensinar! Se não tiverem como ensinar, sugiro que escrevam, que façam rascunhos, sínteses, tentem escrever pra si mesmas(os) explicando estes conhecimentos. Tenho certeza que assim a compreensão de vocês irá se desenvolver muito fortemente!

Voltarei a escrever amanhã.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário