domingo, 2 de dezembro de 2018

Estudos reflexivos (A Compreensão) - Cap.05

Várias vezes eu sugiro que ao lerem essas mensagens, façam releituras de forma reflexiva. Das várias leituras atenciosas e reflexivas podemos desenvolver um claro entendimento da mensagem, depois temos que colocar a mensagem em prática para compreendermos o saber por trás do conteúdo.

Lendo os parágrafos, relendo, podemos ter algumas percepções intuitivas, associando a mensagem com as nossas vivências. Se não anotamos estas percepções, provavelmente as esquecemos. Por isso, quando possível é bom lermos fazendo anotações sobre as dúvidas e sobre as intuições que brotam durante as reflexões, ler com um caderno de rascunhos ao lado.

Em uma primeira leitura temos uma visão superficial da mensagem, na segunda leitura começamos a perceber alguns detalhes e nas leituras seguintes passamos a refinar  o entendimento, até que tenhamos uma compreensão da mensagem.

A compreensão é viva, quanto mais refletimos, ela vai crescendo!

Faço questão de fazer diferentes mensagens sobre assuntos já tratados, buscando abordagens sobre diferentes perspectivas, para que a repetição seja um processo de trabalhar a compreensão. É uma forma de criar um ambiente de estudo nas minhas escritas.

Cada capítulo que escrevo é um processo de atenção, reflexão, intuição. Preciso ler e reler, me permitir sentir a mensagem e me abrir para que a inspiração me oriente.

Minhas condições para escrever são precárias, escrevo no final do dia, depois de uma semana de atividades, sem ter muito tempo para fazer correções ortográficas. Muitas vezes o meu corpo fica pedindo cama enquanto eu escrevo... 
Um revisor profissional me informou que escritores renomados escrevem suas obras e depois elas são passadas para os revisores profissionais fazerem as devidas correções, para depois a obra ir para a edição. Eu não tenho como seguir este padrão. Escrevo e publico em tempo real, depois que o meu corpo está com as energias em baixa pelas atividades da semana. Peço que compreendam os erros que eu não consigo perceber e me perdoem.

Voltarei a escrever no próximo final de semana e com certeza vou encerrar este pequeno livreto sobre a "Compreensão".

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário