sábado, 24 de novembro de 2018

Positivismo e negativismo (Autoconhecimento) - cap.20

Os egos obstruem as vias da consciência, infartam o amor, invalidando a alma... Arrogância, intolerância, deslealdade, mentira, injustiças e outras energias cheias de impurezas.

---------------------------------

A dualidade faz parte da natureza, é um fenômeno natural.
O dia e a noite, o Sol e a Lua, o doce e o amargo, o perfume e o mau cheiro, etc.

Eu não crio a disciplina de ficar criando pensamentos positivistas. "Vai dar certo" (Talvez dê, talvez não. Se der certo pode ser bom, mas pode ser ruim!) Fulana(o) tem vontade de viajar. Não desejo que consiga ou que não consiga. Se conseguir a abençoo com o meu amor, se ficar eu a abençoo também. Se for pode ser bom, mas talvez chegue no destino, sofra um acidente e fique inválida. Eu não sei o que é bom ou ruim, por isso busco não desejar.

Busco saúde, busco equilíbrio financeiro, busco harmonia na família, busco ter paz, mas não fico desejando nada disto, apenas uso a minha vontade para viver neste sentido. Quando consigo alcançar a meta está bom, quando não consigo está bom também. Das duas formas eu tenho lições para o despertar da consciência. Qualquer resultado é o que eu necessito. Sou um vencedor quando aprendo que a vitória é trilhar o caminho e não desejar resultados. Não preciso desejar, preciso viver de forma consciente e eliminar os egos.

Vejo como saudável apenas realizar e viver as experiências de forma lúcida, consciente. Aprender a viver a dualidade, aprender com o prazer e com o desprazer.

Da mesma forma eu também não fico criando frases negativistas. Os pensamentos negativos geram energias da preocupação, ansiedade, medo, fobias, etc. O negativismo e o positivismo aprisionam a minha consciência.

Quando meus filhos necessitam eu faço uma oração para a consciência cósmica, pedindo saúde ou proteção para eles. Também faço orações para proteger o meu corpo e outras orações. Mas uso uma frase que aprendi: "que se faça a vontade da Consciência Cósmica e não a minha". Talvez a minha oração não possa ser atendida, talvez possa. Eu não rezo desejando resultados, rezo exercitando o amor, consciência. A consciência é ausência de desejos! A partir do momento que eu tiver desejos, já perdi a consciência.

Aqui há um paradoxo: Não desejar não desejar! Total pureza, apenas SER. Como chegar neste nível? Devagar, grão a grão, dia a dia, eliminando os egos.

Eu já vivi muitos sofrimentos, como qualquer outra pessoa, e estes sofrimentos me amadureceram, me ajudaram a ser quem sou. Sou grato a estes processos. E sei que ainda terei que passar por muitos outros prazeres e desprazeres na vida, são as lições para que eu desperte a minha consciência. 

Eu procuro eliminar o positivismo e o negativismo e viver de forma consciente. Egos são "desejos", busco eliminar os egos e portanto, eliminar os desejos psicológicos. Não desejar ser anjo ou temer ser diabo, não desejar o céu e nem  temer o inferno, não desejar ser bem sucedido ou temer ser um fracassado, apenas trabalhar para despertar a minha consciência e viver de forma consciente.

É bom diferenciarmos "desejo" de "necessidade". O corpo tem fome, necessita comer, o ego "deseja". A consciência realiza pela "vontade consciente", o ego realiza pelo "desejo".

Sugiro leituras e releituras, e muitas reflexões.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário