sábado, 10 de novembro de 2018

O SER raso e o SER profundo (Autoconhecimento) - cap.10

Amar ao outro é amar a si, pois o amor que sai, primeiramente contamina a sua fonte!

---------------------------------

Certa vez, usando uma rede social eu comecei a assistir um vídeo e rapidamente tive um impulso para interromper e começar a ver outro, e outro... Percebi que o excesso de informação gera em mim uma tendência a ser "superficial"! Ver um pouquinho, disto, um pouquinho daquilo, etc, e não ver nada por completo. De tanto repetir esta ação uma pessoa vai cada vez mais se tornando escrava do desejo de ser superficial... Por esta razão eu procuro ver poucas coisas e exercitar a visão de qualidade, atenta, do começo ao fim. Necessito me educar para ser "profundo", educar a minha mente para estar sempre disposta a buscar a profundidade.

Não tenho vontade de me educar para ser uma pessoa "rasa", uma pessoa que sequer consegue ler um texto com mais de cinco parágrafos. Hoje em dia me parece que estamos criando uma sociedade com pessoas superficiais. Os vídeos precisam ter de dois a três minutos, senão ficam cansativos; os textos precisam ser bem curtos, senão nem começamos a ler...

Nos meus livros eu estou procurando fazer capítulos curtos, para se tornarem mais agradáveis, para que nossos egos não criem resistência pela leitura.

Lembram de terem feito um trabalho de escola em cima de um texto que tiveram de ler e reler muitas vezes? E de terem compreendido profundamente o assunto? A compreensão é isto, um poder que geramos; nasce e se desenvolve, caso alimentada. Estes meus textos são reflexivos, para serem digeridos com calma, por meio de leituras e releituras, de forma reflexiva. O resultado vem, mas precisamos pagar o preço!

Me educo para ter mente de mergulhador, profunda, capaz de investigar, uma mente à serviço da consciência! Isto eu busco estimular nos meus textos.

Peço que reflitam sobre este capítulo e o anterior.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário