sábado, 10 de novembro de 2018

Os pensamentos (Autoconhecimento) - cap.11

Quem balança o coração do mar é o vento... Eu, oceano, pulso alegria, és tu Maria, balancê em mim!

Baião do amor! Nega velejou na emoção em mim, e foi ela quem soprou!

---------------------------------

Seguindo com a orientação sobre os temas, escrevi um pouco sobre "A alma e o corpo", agora vou tratar dos pensamentos.

Nos alimentamos e os alimentos geram energia, esta energia é enviada para o centro intelectual, emocional, motriz, instintivo e sexual. Todos os centros precisam de energia para funcionar.

Uma pessoa sem energia terá dificuldades de raciocinar, de ter emoções, de se mover e de ter suas funções instintivas funcionando bem.

O centro intelectual é um laboratório que produz as energias mentais. Os pensamentos são formas mentais criadas a partir de outras formas mentais que já existiam. As memórias são formas mentais que foram carregadas de energia e se mantém no nosso centro intelectual.

A nossa consciência é os olhos da nossa alma, ela não é o centro intelectual, ela não é os pensamentos, ela é uma força com o poder de criar pensamentos, parar ou eliminar pensamentos, ou deixar o centro intelectual em silêncio, repouso. Manter a percepção constante de que a consciência não é os pensamentos, nem as emoções, nem o corpo, é estar em autoconsciência. Isto é um poder fabuloso que  podemos alcançar aos poucos. Primeiramente em pequenas doses, pequenos momentos do dia em autoconsciência, depois, com muito trabalho, eliminando os egos, vamos aumentando a nossa consciência.

Se a consciência está adormecida, quem cria os pensamentos são os egos, e estes egos são energias condicionadas, hábitos, forças cegas capazes de gerar atitudes cegas.

É cômodo viver no piloto automático, sem refletir a cada instante, deixando a mente solta, sem controle. A mente passa a agir sozinha criando egos e dominando a vida das pessoas.

Voltarei a escrever amanhã.

Fraternalmente,


Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário