sábado, 3 de novembro de 2018

Auto-observação psicológica (Autoconhecimento) - cap.05

Vou plantar a paz pra florescer o amor, e alimentar de céu a minh'alma beija-flor!

---------------------------------

Podemos nos disciplinar para vivermos em auto-observação, buscando conhecer os mecanismos dos nossos pensamentos, emoções e atitudes.

A consciência é uma faculdade espacial, os olhos da alma. Como havia citado ela não é os pensamentos, nem as emoções, nem os instintos, movimentos ou energia sexual. A nossa consciência deveria estar no comando do nosso corpo, usando-o para se manifestar no mundo e crescer em sabedoria.

Podemos nos observar lendo, fazendo uma refeição, caminhando, conversando, etc. Por meio da auto-observação descobrimos nossos defeitos psicológicos, os egos.

Os egos se manifestam nos cinco centros do nosso organismo, eles pensam, sentem e agem em nós.

A raiva tem seus pensamentos próprios, geram emoções características e movimentos físicos. Observando o nosso comportamento podemos identificar facilmente a raiva em nossa expressão facial, em nosso tom de voz, etc.

Os egos são a causa da inconsciência humana e são uma legião! 

Somente um ego por vez consegue comandar o nosso corpo físico. Os cinco centros são como um funil por onde somente um ego de cada vez passa por ele.

Quando descobrimos um ego podemos usar de certas disciplinas e irmos eliminando ele aos poucos, colocando em seu lugar a virtude correspondente. Eliminando a ira despertamos a virtude da serenidade, eliminando a impaciência despertamos a virtude da paciência, eliminando o orgulho despertamos a virtude da humildade, etc. Assim despertamos a consciência.

Voltarei a escrever amanhã.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário