domingo, 11 de novembro de 2018

Disciplina para despertar (Autoconhecimento) - cap.12

A vida anseia se expressar e se move, e do seu movimento nasce o tempo. O tempo é habitado por memórias, seres que contam histórias da vida. E a vida olha suas memórias, e fica alegre, e fica triste... E aprende com seus erros e acertos. E no final, tudo é a vida! Os movimentos, o tempo, as memórias, as experiências... Tudo!

---------------------------------

Que tipo de cavalo puxa a nossa carruagem? E quem está comandando este cavalo?
Os pensamentos geram nossas atitudes, conduzem nossas vidas e estes pensamentos podem ser gerados pela consciência ou pelos egos. Normalmente os pensamentos são gerados pelos egos e por isto temos um planeta tão cheio de loucuras!

Os pensamentos do ciúmes, da ira, da luxúria, do orgulho, da cobiça, da inveja, da arrogância, do autoritarismo, do fanatismo, da homofobia, etc, geram atitudes desequilibradas em muitas pessoas.

Estou construindo a minha disciplina para despertar a consciência no sentido de colocar luz para afastar o escuro. Busco construir na minha vida o que tem sentido e eliminar o que não tem sentido. Não vejo sentido em destruir, em ofender, em diminuir, em humilhar, em explorar. Vejo todo sentido em construir, em estimular, em elogiar com sinceridade, em enaltecer as pessoas, em cooperar, etc. Mas não faço isto com pensamentos, faço com atitudes.

Fui condicionado pelo mundo, pela nossa sociedade, a viver sem atenção, sem consciência, de forma egoísta. Este condicionamento ficou enraizado na minha alma, e isto talvez tenha sido feito em várias existências, as quais é provável que tenham acontecido. Venho me reeducando para ser diferente, para ser a expressão da saúde, da harmonia, da compreensão, da paz. Esta é uma forma que uso para o despertar da consciência.

Faço exercícios e busco me aprimorar nestes exercícios, como qualquer atleta. Uma pessoa que exercite a natação, vai se tornando uma boa nadadora. Qualquer um de nós pode se propor a se aprimorar na arte de se tornar uma pessoa consciente.

Faço exercícios de gentileza, de paciência, de humildade, de atenção, de carinho, de respeito, de saber ouvir, de saber falar, de ser prudente, de ser compreensivo, etc. Colocar luz para afastar o escuro. A luz e o escuro não se misturam, a consciência e o ego também não. Se colocamos um, o outro vai transbordar. Exercito como um atleta, busco desenvolver as minhas técnicas.

Para mim este trabalho não foi simples, percebi uma força invisível me mantendo escravo dos egos. Faço muitos trabalhos voluntários, caridade, e sinto que é uma forma de me libertar da escravidão dos egos. Está funcionando pra mim, estou gerando uma força invisível que está me permitindo me libertar. Talvez funcione pra vocês, caso sintam vontade de praticar.

Voltarei a escrever no próximo final de semana.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário