domingo, 18 de novembro de 2018

Fofocas (Autoconhecimento) - cap.16

O caminho da esperança é a fé
O caminho da alegria é a paz
A jornada para a vida é...
Semente, tronco, folha, flor e fruto!

Semente-observação, tronco-reflexão, folha-compreensão, flor-consciência, fruto que é o amor!

---------------------------------

Uma bela orientação que recebi nos estudos do "Auto-conhecimento" é a de eliminar os egos da fofoca.

Quando deixamos que uma fofoca entre em nós, sem reflexão, e a aceitamos, estamos abrindo a nossa alma para energias que vão nos estimular para criarmos dentro de nós "representações mentais" hostis.

Por conta destas representações mentais negativas nós podemos criar antipatia por pessoas que nem conhecemos direito, sem percebermos que estamos sendo vítimas de representações mentais geradas por fofocas. Se dermos uma oportunidade para nós mesmos conhecer estas pessoas, talvez nos surpreendamos e façamos boas amizades!

Quando nos falam mal de um lugar ou de alguém, podemos nos deixar levar por estes comentários e criarmos representações ruins destes lugares ou pessoas. Estas representações mentais tem o poder de mudar a nossa postura diante destes lugares ou pessoas.

Fazer fofoca é um hábito, um ego dentre tantos outros. São muitos tipos de egos fofoqueiros. Aos poucos vamos observando, identificando, retirando o sentido destes egos e os eliminando.

Em algumas situações eu até posso alertar alguém sobre o caráter de outra pessoa, por prudência, para talvez proteger esta pessoa, mas preciso cuidar da forma como farei este alerta. Ex.: "Tal pessoa teve uma atitude que compreendi ter sido desleal. Como sei que você está para fazer um negócio com esta pessoa, sugiro que procure referências sobre o caráter dela. Talvez a minha percepção esteja equivocada, mas acho que vale a pena você ser prudente." Dependendo da circunstância eu talvez tenha que me manifestar e colocar o meu ponto de vista sobre outra pessoa, mas de forma consciente, educada, equilibrada, sensata.

As fofocas que nos chegam são perigosas pra nós, as fofocas que fazemos podem produzir desarmonias nas demais pessoas. As fofocas são ações movidas por egos, inconsciências, preconceito negativos.

Sugiro muitas reflexões sobre as representações mentais.

Voltarei a escrever no próximo final de semana.

Atenciosamente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário