sexta-feira, 2 de novembro de 2018

A alma e o corpo (Autoconhecimento) - cap.03

Os lábios, quando temperados são, de afeto, carinho e delicadeza, beijam feito paraíso-rosa, e neste céu, feliz é o anjo beija-flor que ali se aninha!

---------------------------------

Leitora, leitor, neste instante em que lê estas palavras, você pode observar o SER em si? Usando do sentido da visão para observar estas letras, usando das memórias com significados, para interpretar estas palavras? Pode observar esta essência invisível que está usando o seu corpo para fazer contato com esta mensagem?

Esta essência, vou chamá-la de alma, mas você pode chamar como achar melhor.

Esta alma usa os cinco sentidos para observar o mundo exterior, e usa o centro intelectual para combinar conhecimentos (memórias armazenadas) com as novas informações que estão sendo observadas, faz isso por meio da reflexão, análise, gerando uma compreensão que se torna uma nova memória que fica armazenada na mente.

Sua verdadeira realidade é esta essência invisível e o seu corpo é um veículo para a sua alma se manifestar.

Se você perder o braço direito, sua alma continua aí; se perder o braço esquerdo, sua alma continua aí; se perder uma perna, se perder a capacidade de falar, etc. Enquanto seu corpo permanecer vivo, independente do que tenha acontecido com ele, sua alma continua aí dentro.

Suas pregas vocais podem sofrer alguma alteração e sua voz ficar mais grave ou mais aguda, mas a sua alma continua aí.

Nós podemos nos influenciar pela forma do nosso corpo, pelo tom da nossa voz, pela nossa condição social, pelo ambiente onde vivemos, mas a nossa alma, se estiver bem consciente, tem o poder de não se deixar influenciar pelo exterior. 

O SER é o SER, mas enquanto não esteja consciente, fica preso nos cinco sentidos e no corpo. Fica identificado com os pensamentos e emoções, acreditando que é os pensamentos e as emoções.

Se o SER despertar a consciência, poderá com ela desenvolver a auto-consciência e alcançar aos poucos o controle dos próprios pensamentos e emoções. A consciência pode gerar, movimentar e interromper os pensamentos e emoções, a qualquer momento, mas para fazê-lo precisa despertar.

O SER não é o corpo, não é o pensamento, nem os sentimentos.

---------------------------------

Cada um é livre para interpretar esta mensagem como uma verdade ou não.
Sugiro leitura e releituras, atentamente, reflexivamente. A compreensão é fruto de trabalho, uma única leitura não permite que a semente do saber se desenvolva na alma.

Amanhã continuarei comas reflexões.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário