sábado, 10 de novembro de 2018

Caminhar lado a lado (Autoconhecimento) - cap.09

Pra colher o amor

Vou plantar a paz, pra florescer o amor; alimentar de céu, minh'alma beija-flor!

Rosa, Dália, Gira-Sol, Margarida e Jasmim... Meu olhar será de flor, voz de Azaleia!

Borboletas e Hortelã, uma fonte no jardim... Eu vou perfumar perdão num abraço de Alecrim!

---------------------------------

Como professor de música as minhas aulas são exercícios que eu faço junto com minhas alunas e alunos, caminhamos lado a lado. A lição de casa é para os alunos repetirem os exercícios que exercitamos juntos. Repito, minhas aulas são ensaios, são exercícios que eu faço repetidas vezes junto com as(os) alunas(os). Paciência, paciência, paciência... Repetir, repetir, repetir... Vivemos juntos uma jornada de amizade, de companheirismo, de doação, de comunhão!

Depois de vários meses repetindo certas lições os alunos vão dizendo: Compreendi, professor! Agora compreendi!

Cada um tem o seu tempo, todos aprendem dentro das suas limitações, e todo aprendizado produz bem estar, satisfação íntima, melhora a auto-estima, melhora a imunidade, faz a aluna ou aluno alimentarem a autoconfiança, fé na sua capacidade de aprender. Eu não dou tarefa de casa, a minha aula é uma tarefa de casa.

Se o aluno tem vontade de fazer exercícios em casa isto é bom, mas eu não espero por isso, como disse, minhas aulas são exercícios que faço junto! Me ofereço para tirar todas as dúvidas, a minha função é servir aos SERES que me procuram para aprender a seres felizes por meio da música.

O aprendizado não é instantâneo, tipo tomar um comprimido com um gole de água. O aprendizado é um processo de vida, são muitos momentos, muitas vivências, exercícios novos juntos de exercícios antigos. Sempre revisamos bases fundamentais usando da criatividade para que tudo fique prazeroso.

Nos livros que escrevo sobre o despertar da consciência eu faço o mesmo, faço revisões frequentemente, procurando abordar alguns princípios em perspectivas diferentes. Estou me oferecendo para estar junto com as(os) leitoras(es), repetindo, repetindo, fazendo exercícios de reflexão. 

Quem melhor aprende é aquele que ensina, pois aprofunda a sua compreensão da matéria ensinada, passa a dominar conceitos, ter clareza para explicar aos outros e desta forma tem clareza para compreender profundamente a matéria!

Quanto mais me ofereço para ajudar, mais eu aprendo. Enquanto me ofereço como educador, estou educando a mim mesmo! Amar ao outro é amar a si, pois o amor que sai, primeiramente contamina a sua fonte!

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário