sábado, 23 de julho de 2016

Rigidez, flexibilidade, bom senso (Transmutando o Ego em Flor) - cap.88

Mãe, suas palavras amorosas, verbo-bálsamo que teus lábios-flor exalam, tem sabor de carinho. Grato por perfumar e proteger a minha alma!

------------------------------

Antes de iniciar este capítulo faço uma pequena correção de uma frase do capítulo anterior.

Onde se lê: "A consciência é liberdade, sem padrões determinados, espontânea."  Leia-se - "A consciência é liberdade, sem padrões inconscientes, espontânea.


------------------------------

Na natureza temos o ferro e o bambu, a rigidez e a flexibilidade, e usando das palavras de um nobre ser, "bom é tudo o que está no seu lugar, mau é tudo o que está fora do seu lugar."

Existem momentos em que é necessário a atuação com força, rigidez, e existem momentos onde necessitamos ser flexíveis. Muitas vezes a rigidez é desastrosa e a flexibilidade também.

Em uma determinada situação no passado vivi um momento difícil com minha filha, me alterei e lhe disse a famosa frase "nunca mais vou..." No mesmo momento ela me disse: Pai, para com isto de nunca mais!

Instantaneamente a frase dela caiu na vidraça da minha ignorância quebrando a inconsciência, e mesmo estando alterado, as palavras dela me iluminaram! De lá pra cá esta inconsciência saiu dos meus pensamentos, sentimentos e ações. Não sei o que serei amanhã, minhas afirmações são para este instante, liberdade!

Podem surgir situações onde temos que perder a razão para ganhar os dentes, ou perder a razão para preservar o amor! E também existem as situações onde temos que ser resistentes e fortes. Como saber a forma de agir? Consciência, intuição, serenidade!

Viver no ego é zona de conforto, deixar que nossos hábitos resolvam por nós. Ser consciente requer atenção plena, auto-observação, reflexão, intuição. Não conquistamos este estado do dia para a noite, no início pode ser um processo duro, mas vale a pena viver para o despertar, a recompensa é fabulosa!

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário