sábado, 2 de julho de 2016

Revanchismo (Transmutando o Ego em Flor) - cap.73

O combate fortalece a resistência do oponente, o amor desarma!

------------------------------

Competir é uma energia, quando ficamos viciados ela se alastra por toda a nossa alma.

Pais competem com filhos, filhos com pais, irmãos com irmãos, cônjuges, etc. Grupos de amigos competem entre si, grupos diferentes competem entre si. Em uma empresa existem competições, nos diálogos existem competições de ideias, sempre uns desejando derrubar os outros.

"O importante é competir!"

O ego cria muitas frases para se proteger, para perpetuar suas ignorâncias. 

O importante é cooperar, compreender, ser gentil, aprender a enxergar os próprios erros, tolerar, ser amigo!

As competições sempre geram o desejo pelo revanche, um novo encontro para se vingar! Pelé e maradona, país contra país, time contra time, estado contra estado, cultura contra cultura, etc. Sempre uns lutando para superar os outros, as superpotências explorando os países subdesenvolvidos, os ricos explorando os pobres, os privilegiados pisando nos menos favorecidos, etc.

Não há problema em haver uma pessoa com potencial para gerar riquezas, desde que esta pessoa seja consciente e use seu poder para ajudar os menos favorecidos, para equilibrar, para harmonizar, para ensinar os demais a se desenvolverem como ele se desenvolveu.

Os relacionamentos estão cheios de picuinhas, machucados que não cicatrizam, sofrimentos, intrigas e muitos destes problemas se devem as competições psicológicas.

Estamos rodeados de combates, e vivemos armados. Um olhar fora de lugar, um esbarrão, uma palavra fora de lugar, um silêncio desconfiado, qualquer coisa é motivo para uma briga! Ficou calado tá errado, falou tá errado, andou tá errado, ficou parado tá errado... O mundo estamos divididos por todos os lados, divididos em religiões, times, partidos políticos, etc. A paz só é possível havendo união, e para tanto é necessário diminuir as competições e aumentar a cooperação.

Quando uma pessoa para de competir e aprende a amar, ser tolerante, paciente, compreensivo, saber ouvir, saber falar, aceitar, abrir mão, os demais se desarmam! O amor desarma! Porque vamos levantar as armas diante de uma pessoa que não apresenta nenhum tipo de ameaça? Uma pessoa que não tem interesse em nos diminuir, em nos explorar, uma pessoa que demonstra vontade de nos ajudar?

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário