sábado, 30 de julho de 2016

Desequilíbrio, desarmonias (Transmutando o Ego em Flor) - cap.92

Amizade

Cada letra nestes versos as perfumo com carinho e da rima faço orvalho a regar teu coração. Nele o jardim-amizade vou cuidando com esmero, borboletas do meu peito alçam voo rumo ao teu!

------------------------------

Nos capítulos anteriores fiz reflexões sobre a "rigidez", "inflexibilidade", agora vou continuar com as demais características predominante nos egos, "desequilíbrio", "desarmonias".

Toda inconsciência é uma tendência que nos leva a seguirmos para os extremos, ou seja, todo ego nos leva a irmos para os extremos, mentalmente, emocionalmente, fisicamente. O equilíbrio só é possível com a atenção reflexiva, intuitiva, consciência.

A atenção é a observação do exterior em equilíbrio com a auto-observação, observação do interior. A reflexão é a análise coordenada pela consciência e não pela mente. A intuição acompanha o processo trazendo para a consciência percepções mágicas que nos fazem compreendermos o que estamos analisando.

Os egos são forças mecânicas, hábitos, condicionamentos, reações. Se o dia está bonito alguns egos reagem e ficam alegres, se o dia está chuvoso surgem as reações de desânimo, sexta-feira, alegria pela chegada do final de semana, segunda-feira, tristeza por termos uma semana pela frente, elogios e reações de vaidade, críticas e reações negativas... Aprendi com Samael A.Weor que somos marionetes, ou instrumentos musicais onde as circunstâncias externas nos manipulam, tocam em nós as mesmas canções!

Não podemos tirar a causa das desarmonias do mundo, mas um indivíduo pode tirar de si as causas da sua desarmonia, os seus defeitos psicológicos.

Quando aprendemos o despertar da consciência vamos deixando de ser vítimas e passamos a ser os regentes de nós mesmos. Diante de um insulto, ao invés da reação da ira vai surgindo a ação pacífica da mansidão, ao invés das investidas da luxúria vão surgindo os atos respeitosos da castidade, etc.  

O despertar da consciência é o trabalho em busca da harmonia, equilíbrio, interior e exterior, pensamentos, sentimentos e atitudes. Eliminando os egos a consciência vai despertando e ela é a força que harmoniza!

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário