sábado, 16 de julho de 2016

Perfeccionismo (Transmutando o Ego em Flor) - cap.82

Para que a pressa se o futuro é a morte? (palavras proferidas por um mendigo, para mim).

------------------------------

A busca pelo perfeccionismo produz ansiedade, insatisfação, a busca por ser melhor, e sempre haverá outro melhor, e o perfeccionista sempre viverá atrás de superar alguém ou a si!

Busco a harmonia, a limpeza, a ordem, a disciplina, mas por vezes a desarmonia vem me visitar, a sujeira toma conta, a desordem se instala, a disciplina não é permitida de continuar... Não tem problemas, tudo está bem!

Quando erro tenho a oportunidade de exercitar a humildade, e isto é lindo! Quando tudo dá errado tenho a oportunidade de avaliar meu nível de resistência, de perseverança, de tolerância, etc. A vida é dual, não dá pra fugir do mau e correr atrás do bem, os dois fazem parte e sempre vem nos visitar. É melhor sermos amigos da dualidade e nos dispormos a aprender com ela.

Eu não preciso buscar a perfeição, vivo dentro dela, apenas relaxo e sigo o despertar da consciência. Tudo é favorável para o despertar, o bem e o mau, a alegria e a tristeza, o êxito e o fracasso, etc. Sou livre para buscar o despertar ou para viver na inconsciência.

Viver é um risco, posso fracassar diante de uma dificuldade, mas também posso transcendê-la e me superar, tudo é possível.

Não busco o perfeccionismo e não o recomendo, ficar horas e horas à fio para ser bom em algo, e perder o equilíbrio? Perder a vida? Perder as brincadeiras, os amigos, a família?

De certa forma acabo por ser perfeccionista! Pois busco a perfeição do equilíbrio, brincar, sorrir, ficar sem fazer nada de vez em quando, ser responsável, trabalhar sem excessos, levar uma vida simples, ser digno, estar em paz, sair com um amigo, amar os animais...

Satisfação? A vejo no Ser e em nenhum outro lugar!

É importante diferenciar ações que são vícios psicológicos das ações conscientes. Os egos geram sofrimento, dependência, escravidão, inconsciência. A consciência liberta, produz saúde, paz!

------------------------------

Uma colega me corrigiu um erro de português, a agradeci! Sim, erro bastante, se vocês se depararem com algum erro meu por favor me falem, os agradecerei, isto é motivo de alegria!

Consciência não é erro ou acerto, está além do bem e do mau.  Um analfabeto pode ser mais consciente que todos os intelectuais do nosso planeta!

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário