domingo, 10 de julho de 2016

Evitando os excessos (Transmutando o Ego em Flor) - cap.77

Um abraço-carinho, não tão pouco que nem dure, nem tão muito que nos canse, um abraço conforto, na medida do aconchego!

------------------------------

Compreendo a satisfação como um ponto determinado pela consciência.

Dormir demais debilita a vontade, dormir de menos pode nos deixar com o sistema nervoso irritadiço. A consciência precisa saber o ponto de equilíbrio, o momento onde já dormiu o suficiente e precisa usar da força da vontade para levantar-se, aí está o ponto de satisfação. Quando a preguiça está muito robusta isto se torna trabalhoso, depois, eliminando a preguiça e despertando a virtude da diligência, o equilíbrio vai se tornando tranquilo de se manter.

Comer o suficiente e usar a força da vontade para interromper. Nem pouco, nem muito, temperança. Aqui está a satisfação sendo ditada pela consciência. Cada um pode estabelecer suas disciplinas para eliminar a insatisfação do desejo de comer, gula, no meu caso, depois de muito trabalho, tenho conseguido avançar com a ingestão de dois litros de água por dia e estabelecer os horários certos para as refeições.

Exercícios demais, trabalho demais, diversão demais, os egos buscam exceder nos prazeres e depois fica fugindo do desprazer. Infelizmente nossa sociedade está estruturada nos excessos, trabalho excessivo, estudo excessivo, etc, vivi isto mas estou conseguindo sair, trabalhei muito pelo próximo e sinto que a consciência cósmica está melhorando minha condição de vida no sentido da simplicidade e equilíbrio. Sugiro que cada um trabalhe para pagar suas dívidas e merecer se libertar dos sofrimentos. Á medida que vamos eliminando os egos e despertando a consciência, as condições externas vão mudando também, vamos nos libertando da dor.

A consciência sabe da importância de realizar as tarefas que não são prazerosas mas necessárias, e usa estas tarefas para alimentar a virtude da responsabilidade, da diligência, da integridade, da força de vontade. E quando se encontra no momento de prazer o desfruta com temperança, alimentando as mesmas virtudes. Equilíbrio.

Lhes deixo estas reflexões para eliminar os egos e despertar as virtudes da alma e as relaciono com a insatisfação, algo presente em todos os defeitos psicológicos.

O caminho do equilíbrio é de atenção, e esta vai se desenvolvendo na direção da plenitude, e quanto maior o equilíbrio, maior a felicidade interior!

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário