sábado, 1 de agosto de 2020

Técnicas de Meditação (Caminho para o Amor) cap.58

O amor (consciência) tem no verbo a espada, por isto é atencioso e paciente quando vai abrir suas pétalas, para não machucar... Ao invés de falar, perfuma!

............

Se tornou relativamente popular a informação sobre o uso de "mantras" para a Meditação. Com uma pesquisa na internet é fácil encontrar diversos mantras para meditar. 

Exemplo de mantra: pronunciar mentalmente a vogal "U", alongando o som, imitando o som do vento.

Depois de ter feito o relaxamento, seguir mentalizando a vogal "U", se concentrando nela. Se a mente divagar, trazê-la de volta e manter a concentração. Alcançando a quietude em todos os níveis da mente, chega-se ao êxtase da Meditação.

............

Além dos mantras há uma prática que consiste em mentalizar uma frase ou situação enigmática, sem respostas para a mente, e se concentrar buscando uma solução. Estas práticas são chamadas de "Koans".

Exemplo de Koan: "Se tudo se reduz a unidade, a que se reduz a unidade?"

Da mesma forma que no exemplo do mantra, relaxar e depois pronunciar mentalmente o Koan, e depois buscar a resposta. Se a mente divagar em fantasias ou tagarelices, aquietá-la e voltar a atenção para o Koan.

Depois de muitas práticas, conseguindo meditar profundamente, ao silenciar todos os níveis da mente, a consciência se desprende do corpo, sentimentos e pensamentos, e se manifesta livremente em uma dimensão superior. Este é o êxtase da Meditação!

No próximo capítulo vou sugerir uma prática que eu uso.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário