sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Representações Mentais ( Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor ) cap.20

Passando...

O vento...
O tempo...
A vida...

Passando eu, deixando beijo, te namorando...
Lhe ofertando uma acolhida nos lábios meus, pra pousares nele um beijo teu...

Lhe ofertando versos, neles carinho, pra tu, flor bela! Enquanto a morte não vem passando e leva eu pra seguir com ela...

---------------------------------

Aprendi muitas coisas com o professor de almas, Sr. Samael Aun Weor, dentre elas aprendi sobre as "Representações Mentais".

As representações mentais são como fotografias que criamos dentro de nós. Representações mentais de músicas, de artistas, de lugares, etc. Os egos se utilizam destas representações mentais para se alimentarem.

Por exemplo o ego do ressentimento faz surgir o ego da ira e este usa a representação mental que temos da pessoa que nos fez mal, e começa a imaginar cenas de vingança, onde esta pessoa está sendo vitimada, etc. O ego da luxúria usa a representação mental de uma dama para criar suas fantasias, etc.

Quando comecei a me desenvolver na arte de estudar o meu interior passei a encontrar muito lixo! No meio de muitos pensamentos, de vez em quando surgia o som da vinheta da TV Globo, o  plim plim! É engraçado mas é triste...

No início deste trabalho, encontrando a minha realidade interior, completamente adormecido, fiquei muito triste. Descobri que não sabia nada do que se passava dentro de mim, que em cada minuto eram muitos pensamentos, emoções, fantasias, representações mentais, etc.

Representações mentais de músicas me vinham com muita frequência, pois sempre estive envolvido com músicas. Elas começavam a tocar dentro de mim em qualquer momento, no trabalho, na cozinha, pelas ruas, etc. E minha consciência ficava encantada e seguia com a música, se desligando da realidade ao redor... De vez em quando vinha para a realidade, outras vezes fugia para o mundo das fantasias, enquanto eu ficava de olhos abertos.

Quantas e quantas vezes estamos com os olhos abertos e nossa mente voando? Para o passado ou futuro? Sendo levada pelos egos e estes se utilizando das representações mentais que temos? As vezes em uma sala de aula observamos atentamente o professor, porém a consciência fica voando e aterrizando, voando e aterrizando... Isto é ser consciente?

Quando não alimentamos as representações mentais elas vão enfraquecendo, se desfazendo, mas algumas estão muito fortalecidas, mesmo não sendo alimentadas podem permanecer até o fim de nossas vidas.

No próximo capítulo vou deixar mais alguns exemplos para esclarecer esta questão das representações mentais.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário