sábado, 3 de setembro de 2016

Desejo de mudar o mundo ( Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor ) cap.16

Os problemas são adubo para fazer florir as flores-virtudes no jardim da alma.
Quando a enxada nos chega às mãos não é simples recebê-la com bom grado...

Despertar é um trabalho árduo!

---------------------------------

Por muitos anos alimentei o hábito do desejo de mudar o mundo, este ego me manteve preso no desrespeito ao livre arbítrio. O mundo é livre para decidir o seu caminho!

Sabemos que o mundo é o nosso reflexo, cada um de nós o compomos. 

As pessoas somos livres, entretanto, com as nossas ações interferimos na vida dos demais. É importante o respeito ao livre arbítrio, mas quando as pessoas com o seu livre arbítrio cometem atos que nos prejudicam, ser consciente é defender-se. Onde está o amor em uma pessoa que vê o próximo machucando seu corpo e não faz nada?

Um país vai eleger seu presidente, há um risco de ser eleito um candidato ditador, se isto acontecer este fato afetará o mundo todo! Tudo o que acontece em todas as partes afeta a todos, direta ou indiretamente. As ações das religiões, da política, dos esportes, das artes, da mídia, etc, interferem no mundo, afetam a cada um de nós. Viver é uma responsabilidade, sejamos conscientes disto ou não.

Não desejo mudar o mundo, pois isto cabe a cada pessoa que nele habita, trabalho fazendo o que posso para o despertar da consciência, dou minha contribuição, no mais coloco minha cabeça no travesseiro e durmo em paz. Não posso ficar quieto, pois o mundo está me afetando, está me desrespeitando, preciso defender-me. Estes livros são a minha defesa, meus trabalhos voluntários, minha luta pelo despertar, são a minha defesa.

Minhas palavras podem ajudar o mundo a ser melhor? Não sei, seria prepotente de minha parte afirmar isto, o que posso dizer é que o despertar da consciência está trazendo um mundo de paz, harmonia, felicidade, dentro de mim, e isto é o que eu ofereço para o mundo exterior.

Para as pessoas que buscam o despertar da consciência sugiro eliminar de si o desejo de mudar os outros, de mudar o mundo, compreendo que este ego não tem sentido e nos faz alimentar a intolerância que gera as discriminações e as críticas, que alimentam a ira, as discórdias, desarmonias. Assim não há como despertar a consciência.

Quando aprendi a respeitar o mundo parei de criticar os políticos, os governantes, os tiranos, os ditadores, os racistas, etc. Posso refletir junto, dar sugestões, questionar respeitosamente, mas não ataco o direito do outro de ser como sente que deva ser.

Quando oferto o que tenho de melhor há a tendência de surgir em mim um desejo de que o outro aceite minhas ideias, então reflito e retiro a erva daninha do desejo, o outro é livre para aceitar ou não a minha oferta.

Uma pessoa se diz defensora da democracia e critica aquele que é à favor da ditadura? A democracia não respeita o direito do outro? Como pode haver o respeito quando em nós exista o ego da intolerância? Critico o racismo e com a critica não estou discriminando o racismo? Não estou praticando o preconceito contra o preconceituoso?

Podemos lutar até o fim da vida pela paz, porém podemos fazê-lo com educação, com palavras respeitosas, sem atacar ninguém, sem discriminar, sem criticar. Tudo nesta vida pode ser feito com amor, consciência!


Depois que entregar as técnicas para eliminar o ego, transmutá-lo em flor, peço que voltem a ler este capítulo para trabalhar na eliminação deste ego, o desejo de mudar o mundo, isto é fundamental para o despertar.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário