sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Quem são os culpados (Conversando com a vida) - cap.09

A Menina e o Vento

Ela, o cais, solidão... Sobe ao céu a Lua...
Ele vem, na maré, quebra o mar na areia...

Ela voa em sonhos, leves sonhos nas asas do vento, além mar. Corpo dela à espera fica na beira do cais... Saudoso brilho no olhar, a espera de si!

Já zarpou, já se foi, a levou o vento!

---------------------------------

O mundo exterior nos chega na forma de impressões, pelos cinco sentidos, a visão, a audição, o olfato, o paladar e o tato. Compreendo que os estímulos externos são como ondas; se criamos egos, as ondas nos afogam nas dificuldades da vida, se despertamos a consciência, surfamos sobre as ondas e conquistamos o domínio de si e o domínio das circunstâncias.

Quem são os culpados pelos sofrimentos humanos? 

Muitos de nós criamos traços de caráter bons e ruins, por conta dos nossos pais, nossos familiares, nossos amigos, as circunstâncias da vida. Nossos pais foram vítimas da educação dos nossos avós, que foram vítimas do que viveram com os nossos bisavós, etc.

Todos os seres estamos envolvidos nos sofrimentos de todos, e ao mesmo tempo também estamos envolvidos no despertar das virtudes de todos.

Quem é culpado? Vejo que todos estamos envolvidos em todas as culpas, em maior ou menor grau.

Temos pessoas desequilibradas dirigindo empresas, em cargos de direção nas forças armadas, na política, na medicina, em todas as partes. Porque são desequilibradas? Por vários fatores na infância, educação, amigos, circunstâncias, problemas genéticos, etc. Porque essas pessoas prejudicam tantas outras? Porque acabam sendo colocadas em cargos de liderança?

Tenho certeza que se eu for estudar os motivos que levaram uma pessoa a se tornar um diabo eu vou encontrar toda a sociedade envolvida, direta ou indiretamente. Quando o SER está maduro ele usa as adversidades e as transforma em luz, consciência, amor; quando o SER não está maduro as adversidades o manipulam e ele cria egos. Tanto a pessoa virtuosa quanto a pessoa cheia de egos, fazem parte da sociedade e a sociedade faz parte delas.

O bem e o mal seguem se movimentando e eu sinto que devo aprender o caminho da harmonia, do equilíbrio. Deixar de brigar contra as forças da natureza, buscar conciliar as partes, buscar o despertar da consciência, caminhar no sentido do perdão, da compreensão, do diálogo.

Buscar culpados me parece o mesmo que buscar quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha...

Amanhã vou concluir este livreto.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário