sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Os limites da empatia (A Empatia e o Altruísmo) - cap. 07

Navegante sou e percebo as marés que naufragam, quando do mirante nos olhos dos seres eu observo os oceanos em seus corações... Também percebo as águas cristalinas que pacificam as almas... Mas só posso sentir as alegrias e tristezas do marujo que fui. Além do que vivi eu não enxergo...

---------------------------------

A minha empatia está limitada as minhas experiências de vida, ao meu nível de consciência desenvolvido ao longo desta minha existência, ao meu nível de consciência que trouxe comigo desde o nascimento e aos lampejos de consciência que me chegam por intuição.

Nasci em uma família pobre, vivi discriminações, vivi momentos de solidão, trabalhei no comércio, levei marmita, trabalhei em uma emissora de televisão, iniciei um curso superior de psicologia, fui conferencista de autoconhecimento, fiquei por onze anos viajando nas regiões norte, nordeste, sudeste e centro-oeste do Brasil, trabalhei em diferentes profissões, fiz vários trabalhos voluntários em Hospitais Públicos, Asilos, Orfanatos, com Moradores de Rua, Comunidades em Vulnerabilidade Social, Escolas Públicas, Jovens se recuperando do vício das drogas, escrevi vários livros, fundei um projeto social atuando na área artística, fui casado por dezoito anos, tive três filhos... Tive contado com as religiões de matrizes africanas, com o Esoterismo, com o Catolicismo, com o Espiritismo, com o Xamanismo, etc. Li vários livros de psicologia, parapsicologia, filosofia, espiritismo, etc. Tornei-me um empresário, construí uma casa, tive carros, um padrão de vida razoável, depois me divorciei a voltei a uma vida de simplicidades. Recentemente comecei a ter experiências no universo político, fui um candidato a deputado distrital nas ultimas eleições aqui no Brasil. Não fui eleito.

Como qualquer outra pessoa eu vivi muitas alegrias e tristezas, muitas doenças, muitas privações, muitas lágrimas, e também muitos sorrisos, muitos momentos fraternos.

Em todo este trajeto eu tenho buscado o despertar da minha consciência e por conta do nível de consciência que pude desenvolver, a minha empatia se desenvolve nos limites dos horizontes das percepções que eu desenvolvi. Compreendo que o mesmo acontece com todas as pessoas, cada um tem um limite de alcance da sua empatia, relacionado com seu nível de consciência.

Sei que existem crianças com pouca experiência de vida mas demonstrando um alto nível de consciência! E existem pessoas com muitas experiências de vida e um nível de consciência muito baixo. São muitos mistérios rondando os seres, muitos paradoxos, muita relatividade.

Compreendo que pessoas com um nível de consciência muito primitivo não tem condições de ter empatia em níveis refinados. São pessoas brutas, mesmo que tenham curso superior, bacharelado, doutorado, ou sejam personalidades famosas. E podemos encontrar pessoas analfabetas com um alto nível de consciência!

Acho importante que busquemos despertar mais e mais a nossa consciência, melhorarmos mais e mais a nossa empatia.

Uma pessoa que consegue experimentar Deus em si, consegue tocar o Deus nos outros seres. Quem não descobre Deus em si, não conseguirá ver Deus em lugar nenhum!

Voltarei a escrever amanhã.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário