domingo, 20 de janeiro de 2019

Fábrica de Emoções (A Empatia e o Altruísmo) - cap. 03

Veranear nesta água em que mergulha o azul... Ao léu em plena oceania sul... Neste doce, doce, navegar...

Veranear num navio que nunca vai notar este ninho tão imenso e lindo! E este Sol que vem, vem vindo nos molhar neste doce, doce navegar...

(A poesia da introdução deste livreto é uma canção, os trechos poéticos dos demais capítulos fazem parte de outra canção. Se possível gravarei um vídeo e coloco as canções para vocês.)

---------------------------------

Se eu conheço uma mulher e fico enamorado por ela, as emoções do estar enamorado são produzidas por mim, no meu centro emocional. Talvez ela nem saiba o que está acontecendo em mim. Se ela também se sentir enamorada por mim, as emoções dela estão sendo produzidas por ela, no centro emocional dela. Havendo a reciprocidade nos tornamos importantes um para o outro, pois nos estimulamos a produzir emoções de paraíso, colorindo nossas vidas!

As vezes criamos fantasias, acreditamos que uma determinada pessoa está gostando de nós, mas o que se passa no centro emocional dela é íntimo, só dela. Ela pode tentar me descrever o que sente por mim, o nível dos sentimentos, e eu só posso "confiar" ou não nos relatos.

Algumas pessoas se aproveitam da fragilidade de outras e as seduzem pela internet ou pessoalmente, usando de artifícios para que estas pessoas criem fantasias e produzam emoções de paixão. Temos os pedófilos que agem pela internet e atacam crianças fragilizadas por problemas de baixa auto estima, problemas de solidão, depressão, etc.

Quando criamos fortes energias emocionais de paixão, ficamos completamente vulneráveis... Nesta condição uma pessoa facilmente coloca um laço em nosso pescoço e nos leva para onde quiser, ficamos cegos! Pode roubar nossa conta bancária, nos explorar sexualmente, e depois que não servirmos mais nos descarta feito o bagaço de uma laranja...

Algumas pessoas criaram fortes emoções de paixão por questões políticas e se atacam, brigam, defendem ou atacam políticos, ou partidos políticos. Estas emoções apaixonadas cegam, o bom senso se perde e as ações ficam controladas pelos egos.

Pela forma como uma pessoa age com a gente podemos perceber se ela está produzindo emoções de raiva da gente, ou emoções enamoradas. Conhecer estas questões e não ter consciência é muito perigoso, podemos usar para alimentar nossos desejos, nossos egos. É fundamental termos consciência para respeitarmos os seres!

No próximo final de semana voltarei a escrever sobre estas questões e logo poderei fazer as reflexões sobre a empatia e o altruísmo.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: Ulisses Higino

ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário