sábado, 12 de janeiro de 2019

A vontade (Conversando com a vida) - cap.04

Quando sinto uma vontade de voar na paz, livro-me das mágoas.

---------------------------------

A consciência percebe o que é certo a fazer e realiza pela "vontade" e não pelo "desejo".

A virtude da paciência é controle de si, é a energia da vontade agindo de forma reflexiva e inteligente. Estou ensinando alguém? Observar, refletir, compreender e ajudar a pessoa a se desenvolver, com serenidade, respeitando o tempo do aprendizado desta pessoa. Não pressionar, não cobrar, não fazer a pessoa sentir ansiedade.

A virtude da diligência realiza pela "vontade", faz a manutenção das atividades que precisam ser realizadas, como por exemplo a limpeza da casa, organização do guarda-roupa, o trabalho, etc.

As virtudes não são forças cegas, não atuam por "desejo", realizam pela "vontade".

Na ausência do "desejo" não há expectativas, nem ansiedade, a consciência permanece no controle.

Toda vez que a consciência vai realizar uma ação o "desejo" pode surgir, como uma erva daninha, e a consciência pode retirar a erva daninha do desejo, trabalhando com a reflexão, não desejando resultados, realizando com a vontade consciente.

Sempre realizo com o objetivo de chegar a um fim, mas refletindo para não desejar o resultado. O resultado não me cabe, só me cabe fazer o meu melhor. Se conseguir alcançar o resultado procuro refletir e manter-me consciente, se não conseguir também. Das duas formas são aprendizados, aprendo com o sucesso e com o fracasso, e nas duas situações eu alimento e fortaleço a consciência. De qualquer forma já sou vitorioso, pois qualquer resultado é importante pra mim.

A vida é dual, sempre viverei momentos de prazer e desprazer, não é possível fugir disto. Não adianta desejar ter um e desejar fugir do outro, eu necessito destas experiências para me desenvolver.

Se tudo for prazer a vida fica insuportável, se tudo for desprazer o mesmo acontece. O equilíbrio é saudável, doses de prazer e doses de desprazer. Alcançar o equilíbrio, a harmonia, é um aprendizado muito rico.

Uma filha adoece de madrugada? A "vontade" tem que se sobrepor a preguiça e prestar socorro. Deu o horário de levantar para ir para o trabalho, a vontade tem que se sobrepor ao prazer e se levantar.

Realizar pela vontade e não pelo desejo, é trabalhar para que a consciência domine o corpo. Ser levado pelos desejos é permitir que os egos controlem o corpo, mantendo a consciência adormecida.

Agora sugiro que releiam o capítulo 02 deste livreto, para refletir sobre o que eu falei a respeito da vontade e do desejo.

No próximo capítulo vou continuar a minha conversa com a vida.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário