domingo, 27 de janeiro de 2019

Os dois destinos (A Empatia e o Altruísmo) - cap. 09

A amizade pura vem do amor inato, de uma alma "Clara", una à "Gema" Pai.

---------------------------------

Já vivi vários momentos de ansiedade, como qualquer pessoa, e venho buscando observar estes momentos, observar as energias agindo em mim, suas possíveis causas, etc.

Como posso aprender sem passar pelas experiências? Como aprendemos sem fazer exercícios?

Poderia passar uma vida inteira sofrendo de ansiedades sem ter nenhuma compreensão de como estas energias se desenvolvem. Não me adianta ter muitas experiências de vida se não observo estas experiências, se não me auto-observo, se não me estudo por dentro, se não compreendo como funciona a minha alma e o meu corpo.

O despertar da consciência é todo este processo de auto-descoberta, autoconhecimento, domínio de si em vários aspectos, domínio que se expande gradativamente sobre o universo que somos!

Não vejo saída, ou me auto-conheço e desperto a consciência, ou viverei na inconsciência sendo vítima das circunstâncias, manipulado por elas. Ou desperto a consciência e com ela construo o meu destino, ou vivo na inconsciência, criando egos, e permitindo que estes egos construam o meu destino. 

Na consciência quem constrói o meu destino são as virtudes da alma, a paciência, a tolerância, o perdão, o respeito ao livre arbítrio, a serenidade, o desapego, a gentileza, a diligência, a humildade, o altruísmo, etc. Na inconsciência quem constrói o meu destinos são os defeitos psicológicos do orgulho, preguiça, inveja, cobiça, raiva, luxúria, arrogância, prepotência, medo, depressão, ansiedade, ciúmes, etc, etc, etc.

Viver é uma responsabilidade!

Uma pessoa que vive na inconsciência vai afetar a sua casa, seus familiares, seus amigos, as pessoas que cruzem seu caminho, as pessoas no trabalho, na escola, no trânsito, no universo virtual. Na criação todos os SERES estamos interligados, todos afetamos a todos. Quem é destrutivo colabora para que o veneno que produz se espalhe pelo planeta e pelos universos.

Uma pessoa que vive na consciência vai afetar todos ao seu redor, todo o planeta, toda a criação! Será um SER emissor de luz!

A criação é assim, se desenvolve na dualidade. Muitos estão contribuindo com as trevas da ignorância, na zona de conforto, sem despertarem a consciência; outros estão se esforçando para serem luz! Não há meio termo.

Existir é uma responsabilidade!

No próximo capítulo vou refletir sobre a comunhão entre os seres.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário