sábado, 12 de janeiro de 2019

O desejo (Conversando com a vida) - cap.03

As palavras do amor são pela paz. A flor, quando surge no jardim, não carrega armas, apenas perfume!

---------------------------------

No capítulo anterior eu escrevi sobre "desejo" e "vontade". Já tratei esse assunto em vários outros livros que escrevi. Acho válida e necessária a pratica de fazer constantes reflexões sobre temas fundamentais, para que a compreensão sobre estes se desenvolva em diferentes perspectivas.

O corpo sente frio, sente calor, sente fome. Essas são necessidades do corpo. Quando eu experimento as sensações físicas posso criar a necessidade psicológica de reviver essas sensações, aqui eu criei um "desejo". O desejo é psicológico.

Meu corpo pode estar alimentado e eu posso estar sentindo o "desejo" de comer um determinado alimento. O "desejo" é psicológico, um vício psicológico. Desejo de brigar (ira), desejo de fugir (medo), desejo de desconfiar (ciúmes), etc. Os egos são desejos.

Todo desejo gera uma expectativa de ser satisfeito, e a expectativa gera a ansiedade, e a ansiedade adormece a "consciência".

Quanto mais eu alimento um desejo, mais ele se fortalece e mais poder tem sobre o meu comportamento.

Algumas pessoas podem criticar outras por terem preguiça, o desejo de não realizar, desejo de ficar em repouso. Mas, estas pessoas possuem desejos também! Se estas pessoas acham fácil mudar um desejo então elas devem eliminar de si o desejo que possuem de ser arrogantes, o desejo da impaciência, o desejo do orgulho, o desejo da intolerância, o desejo por chocolate, por bebida alcoólica, etc. É fácil eliminar egos? A mesma dificuldade que uma pessoa tem de se livrar do vício das drogas, outra tem pra se livrar do vício por refrigerantes, ou vício de ser arrogante, etc.

Quanto mais eu luto para eliminar meus egos e despertar virtudes, menos vontade eu tenho de cobrar das pessoas, de criticar, de julgar, pois eu tenho sentido na pele o quanto é duro se transformar! Procuro ajudar de uma forma amiga, fraterna, carinhosa, quando possível, quando sinto que posso e a pessoa me permite compartilhar minhas experiências de vida com ela.

No próximo capítulo farei uma recapitulação sobre a "vontade".

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário