sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Complexidades humanas (Conversando com a vida) - cap.08

Eu e a Noite

A noite veio me chamar, eu fui pra Lua...

Bebi um gole de café, que nega doce! Contou-me estrelas, me beijou, tão linda!

Ela cobriu-me o céu, tão sem fim, além, e eu tão afim de só estar com ela.
Bom, papo bom, tão zen... Ela estava nua, nua e eu tão só estrela e Lua!

---------------------------------

Pessoas ricas possuem dinheiro, boa casa, bons carros, plano de saúde, lazer á vontade e mesmo assim, perdem a compostura por picuinhas! Se aborrecem porque o vento bagunçou o penteado... No trânsito suas bocas são "latrina", buzinam o mau humor revelando serem bicho louco desvairado!

Vida de luxo, vida boa, se estressam por migalhas, e não compreendem a vida pobre que a dor arrasta ao submundo.

"Por fora bela viola, por dentro pão bolorento!"
Por fora o Anjo veste "Prada", na alma o couro é de jumento! 

Pessoas pobres vivem sem dinheiro, comem quando tem, convivem com muitas dores, não tem saúde pública... Quando perdem a compostura a causa é justa! Pois a miséria leva o ser humano para o buraco. Pra suportarem a dor, muitos caem nas drogas, no alcoolismo, dão o poco dinheiro que tem para exploradores da fé alheia, nas religiões, etc.

Por fora são "Saco de Pancada", por dentro possuem a alma estilhaçada... Quando em revolta entram pro crime, tiram o sossego da burguesia, e a burguesia se sente injustiçada.

Mas, tem pessoas que mesmo na pobreza conseguem se superar, conseguem manter um caráter íntegro, mas não é simples. Já a burguesia, na minha compreensão, é incompatível com integridade. Uma pessoa íntegra pode até ter o poder de produzir riquezas, mas não será burguesa. A consciência vai usar o poder financeiro para ajudar a combater as desigualdades sociais.

Ricos e pobres caem nas drogas, na depressão, no roubo, no submundo. Uns porque os excessos devem ter acabado com a integridade do SER, entram para o abismo pelo vazio existencial, uma vida sem consciência; outros, caem na degradação arrastados pelo sofrimento humano, pela miséria, pela fome, pela doença, pelas injustiças sociais...

Dentre os Médicos, juízes, advogados, policiais, religiosos, políticos, temos diabos destruindo a sociedade, egos com poder. Dentre as pessoas que vivem na miséria também temos os diabos que são formados pelo sofrimento humano. 

Compreendo que precisamos nos ajudar, para que consigamos despertar a consciência e sairmos da miséria que é a inconsciência, tanto na riqueza quanto na pobreza. Os ricos de hoje talvez tenham sido pobres em uma provável existência passada, e vice versa.

No próximo capítulo vou escrever sobre os culpados pelo que estamos vivendo.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário