sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

A empatia e a solidariedade (A Empatia e o Altruísmo) - cap. 06

Certa vez eu tive uma experiência com uma irmã e já relatei este acontecido, em outro livro.

Eu telefonei para minha irmã que estava morando em São Paulo, eu falava de Brasília. Observei pelo tom de voz dela, pelo ritmo da fala, pelas circunstâncias dolorosas que ela estava vivendo, um estado de tristeza com uma intensidade considerável...

Usei conscientemente de uma magia simples, para deslocar a consciência dela para um estado de ânimo, de amor.

Eu perguntei se podia recitar uma poesia, ela consentiu e eu o fiz. Depois da poesia ela agradeceu com uma voz  desanimada. Então eu pedi para cantar uma canção, ela me deixou. Cantei uma música que compus na adolescência e que as minhas irmãs demonstram muito carinho quando a escutam. Ao terminar a canção ela demonstrou um mudança psicológica e falou comigo em um tom radiante, uma energia boa, afetos familiares vieram à tona, assim pareceu-me. Então eu a convidei para cantarmos juntos. Aqui de Brasília, no telefone, eu toquei o violão e cantamos juntos uma Bossa Nova, "Garota de Ipanema". No final de canção a voz dela irradiou pra mim uma forte energia amorosa! Me disse que me amava e outras palavras com muita ternura. Fez declarações de amor fraterno!

As energias boas foram produzidas por ela, foi o centro emocional dela quem produziu este colorido de paraíso. E o SER dela surfou nesta brisa de energia afetiva!

Eu sabia o que estava fazendo, O SER que sou se ofereceu para apoiar o SER da minha irmã que estava passando por momentos difíceis.

Depois de muitas observações do meu centro emocional, produzindo diferentes tipos de emoções, movido por diferentes estímulos, fui compreendendo o centro emocional de todas as pessoas, pois somos todos seres humanos. Neste caso eu usei da "empatia", a compreensão do meu centro emocional para compreender o centro emocional da minha irmã.

Os problemas que ela estava vivendo agiam estimulando o centro emocional dela a produzir energias de tristeza profunda, eu procurei gerar outros estímulos para que o centro emocional dela produzi-se energias saudáveis.

Procurei agir com respeito, pedindo licença para ler a poesia, para cantar, e não usei destes artifícios para fazer nenhuma maldade, apenas para apoiar o SER dela, para superar as dificuldades naquele momento.

Sugiro leitura e releituras reflexivas.

Vou escrever mais um capítulo.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário