domingo, 20 de janeiro de 2019

Introdução (A Empatia e o Altruísmo)

Coração do Mar

Quem balança o coração do mar é o vento.
Eu oceano, pulso alegria, és tu, Maria, balancê em mim, baião do amor... Nega, tu quem velejou nas ondas da emoção... Tu mesma em mim soprou!

---------------------------------

O foco principal de todos os textos que escrevo é o despertar da consciência. Este livreto é mais um trabalho voltado nesta direção.

Definimos a empatia como a capacidade de sentir a dor ou o sofrimento da outra pessoa ao se colocar em seu lugar, e este sentimento pode despertar o altruísmo, a vontade de ajudar.

Para aprender a cozinhar o arroz eu preciso aprender sobre a panela apropriada, sobre a quantidade de óleo e os ingredientes a serem refogados, sobre os tipos de arroz, sobre a dosagem do sal, sobre a quantidade de água, sobre o momento do fogo alto e do fogo baixo, os cuidados para o arroz não ficar papa e sim soltinho. Depois de várias experiências ao longo do tempo eu vou aprendendo a reconhecer os melhores tipos de arroz, vou me aprimorando na arte de fazer um arroz soltinho e saboroso.

Todo fenômeno é composto de partes que se relacionam entre si. Alguns podem ser estudados em separado, por exemplo a bicicleta e suas partes. Outros fenômenos se compõem de partes que são outros fenômenos entrelaçados a eles. Por exemplo a  "empatia" é um fenômeno relacionado com o nosso centro emocional, relacionado com o altruísmo, relacionado com a gentileza, etc. E todas estas partes são fenômenos em separado.

Os egos, defeitos psicológicos, são assim, fenômenos entrelaçados, uns dando sentido aos outros, e cada um com seu universo em particular. Para compreender um ego eu percebo que tenho que estudar também os egos que estão relacionados com ele, suas "engrenagens". As virtudes, aspectos da consciência, também são assim, fenômenos entrelaçados, uns dando sentido aos outros e cada um com seu universo em particular.

Para refletir sobre a "empatia" eu vou analisar as partes relacionadas com essa característica psicológica que eu considero como uma virtude.

Assim como me desenvolvo na arte de cozinhar o arroz, também me desenvolvo na arte de trabalhar a empatia, o altruísmo e outras virtudes. Exercícios, experiências, tempo.

No próximo capítulo eu vou escrever sobre o nosso centro emocional.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: Ulisses Higino
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário