sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

O "Bom Senso" e o "Ridículo" (A Empatia e o Altruísmo) - cap. 04

O "Bom Senso" e o "Ridículo"
=====================

Vejo um dos aspectos da decadência humana quando existe a "Necessidade" do "Bom Senso (consciência)" argumentar contra o "Ridículo"... 


Quando o "Ridículo" argumenta é porque não se "auto-conhece", do contrário iria se deprimir com a própria condição!


Tempos atrás eu fui "Ridículo" sustentando uma postura preconceituosa, desrespeitosa, contra a homossexualidade e homossexuais. Levei algum tempo para desconstruir essa minha ignorância, estudar, refletir, compreender vários aspectos da homossexualidade, trabalhar a empatia e cultivar a virtude do respeito, neste aspecto. Hoje em dia eu felizmente me libertei deste "Ridículo"!


Se hoje eu cair no "Ridículo" em qualquer aspecto e vierem me criticar, corro o risco de ficar com o "Orgulho Ferido" e defender o meu "Ridículo... Mesmo que o meu "Ridículo esteja prejudicando toda uma sociedade... O orgulho é perigoso, ele cega! Se isso acontecer comigo vou me afundar no lodo, a não ser que consiga ter "humildade" para assumir o meu "Ridículo" e lutar contra ele, ou, encontrar uma pessoa amorosa e sábia que me ajude.


Triste condição humana, assim vejo, quando o "Bom senso" tem a necessidade de argumentar contra o "Ridículo"... Triste situação humana, degradação... O "Bom senso" não luta para comandar a sociedade e o "Ridículo" toma o posto! O "Ridículo à frente de uma sociedade?!


Compreendo que cada SER tem o seu tempo de ficar em um determinado "Ridículo" e seu tempo de se libertar ou não dele. Me libertei de alguns "Ridículos" , estou buscando compreender e eliminar outros, para não prejudicar a sociedade... Faz parte. 

Eu respeito o "Ridículo" alheio, só não posso ficar com os braços cruzados enquanto ele faz seus estragos. Mas, sempre com educação e aberto ao diálogo, sem o "Ridículo" da prepotência, arrogância.


Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da ConscIência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário