domingo, 21 de janeiro de 2018

Momento reflexivo (A Consciência) - cap.202

Quando não me distancio da minha natureza-ser, levo a felicidade para passear, no coração, sobre o tapete da existência!

---------------------------

Os saberes que possuo estão armazenados na forma de memórias. Memórias sobre a matemática, sobre técnicas de culinária, sobre procedimentos para dirigir um carro, sobre técnicas para tocar um violão, sobre técnicas para dar aulas de música, etc. A minha consciência usa as memórias para se manifestar. Se eu perder as memórias não terei como expressar a minha consciência.

Como ir pra casa sem as memórias? Como reconhecer meus filhos sem as memórias? Como saber quem sou sem as memórias?

A consciência não é a memória, mas a memória é um instrumento para a manifestação da consciência.

Com relação ao despertar da consciência precisei desenvolver um conjunto de princípios básicos, agora estou aprimorando-me na arte de dominar estes princípios e aprimorando estes próprios princípios. A consciência vai se expandindo e naturalmente vai transformando seus valores, acrescentando, excluindo, etc.

Todo profissional desenvolve um conjunto de princípios, técnicas, para executar a sua profissão e com o passar do tempo vai se tornando hábil e eficiente no uso das suas ferramentas. Se este profissional ficar muito tempo sem exercitar seu ofício, suas memórias vão enfraquecendo e ele vai perdendo seu conhecimento.

Alguns saberes são simples e conseguimos mantê-los até o fim da vida, sem a necessidade de alimentá-los com exercícios.  Por exemplo a memória motriz de andar de bicicleta é muito simples, conseguimos mantê-la até o fim. Dirigir um carro é um conjunto de memórias mais complexas. Fiquei alguns anos sem dirigir e depois, quando entrei em um carro perdi a segurança, precisei recuperar aos poucos. Já uma advogada, ou uma médica, se ficarem alguns anos sem exercer a profissão, provavelmente ficarão muito prejudicadas. São muitas leis, muitos procedimentos jurídicos, muitas memórias de fórmulas de medicamentos, efeitos colaterais, tipos de enfermidade, etc.

As memórias são vivas, se não alimentadas, morrem!

Com relação ao despertar da consciência tenho um conjunto de valores que são muito simples, fáceis de serem administrados e se relacionam com a vida, podendo ser exercitados diariamente em várias circunstâncias. Neste momento estou exercitando a serenidade, o viver em atenção para com o meu corpo, para com as palavras que escrevo e para com a minha intuição, ou seja, atenção, auto-observação, reflexão, intuição, ações conscientes. 

Já falei sobre esta questão outras vezes, mas sei da necessidade de reforçar, pois as mensagens que escrevo são exercícios e os exercícios precisam ser repetidos.

O despertar da consciência é como uma profissão, necessita de princípios, disciplinas, ferramentas, domínio destas ferramentas, desenvolvimento de habilidades, experiência, etc. Este trabalho é para todos os seres, em todas as profissões. Qualquer profissional, qualquer pessoa que não tenha consciência, que não tenha humildade, paciência, serenidade, simplicidade, perdão, etc, será uma pessoa dominada pelos egos. Antes de qualquer outro saber, compreendo que os seres necessitamos aprender a ser conscientes!

No próximo capítulo vou fazer uma síntese do conjunto de valores que uso para amparar o meu despertar da consciência.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário