domingo, 14 de janeiro de 2018

A resignação e a serenidade (A Consciência) - cap.195

Quando conheço uma verdade, abraço uma porção da liberdade; quando abro os olhos da alma vislumbro uma porção do infinito!

---------------------------

A virtude da serenidade a vejo como o estado natural do SER.

Como já falei a respeito, toda virtude se sustenta sobre a atenção, observação, auto-observação, reflexão, intuição, compreensão. A serenidade a vejo como uma base para todas as demais virtudes.

A ira é o defeito psicológico que adormece a virtude da serenidade. O ego da ira não tem sentido, destrói o seu criador e destrói o mundo ao redor. Digamos que uma pessoa é um pássaro e o seu universo exterior é o seu ninho. A ira destrói este pássaro por dentro e destrói o seu próprio ninho! Qual o sentido disto?

A ira se sustenta nos ressentimentos, na falta de resignação, no orgulho ferido, etc. Ira é revolta.

Quando não temos a resignação nos revoltamos.

Para combater a revolta eu reflito que deve haver uma razão de ser para os acontecimentos desagradáveis, confio que a consciência cósmica está no comando dos acontecimentos.

Como pode haver injustiça dentro de uma Consciência Cósmica capaz de criar todas as maravilhas nos reinos mineral, vegetal, humano; capaz de criar os os elementos terra, o fogo, a água, o ar; capaz de criar os Sistemas Solares, Galáxias, Universos? Capaz de criar um universo inimaginável dentro de células, moléculas, átomos? Com o poder de organizar o infinitamente grande e o infinitamente pequeno?

Porque crianças nascendo inválidas? Outras nascendo em berço de ouro? Seres sendo assassinados?

Confio que há uma razão de ser para todos os sofrimentos e reflito nesta questão para eliminar de mim a revolta e sustentar a virtude da "Resignação". Isto está funcionando para mim e me permitindo seguir uma vida de paz!

Porque nasci nesta família? Porque vivo certos sofrimentos inevitáveis? Porque estou preso ao lado de pessoas que estão me fazendo sofrer?

Depois de muito trabalhar sobre estas questões eu já não estou xingando malfeitores, injuriando políticos corruptos, ficando revoltado com os meus sofrimentos e com as injustiças sociais.

A resignação e a serenidade que dela brota são inteligentes! Deixo de ser vítima das circunstâncias da vida, deixo de ser manipulado pelos acontecimentos e passo a ser Senhor de mim mesmo.

Se as coisas vão bem fico feliz, se vão mal eu fico triste; se faz sol eu fico alegre, se chove eu fico triste; sexta-feira fico animado, segunda-feira me desanimo; etc. Se existem políticos corruptos eu fico revoltado, brigando, condenando, etc. Compreendo que agir assim é ser marionete, manipulável.

No próximo capítulo farei reflexões sobre as atitudes conscientes diante das aparentes injustiças da vida.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário