domingo, 14 de janeiro de 2018

Justiça e injustiça (A Consciência) - cap.196

Buscas encontrar um fim ou se tornar o infinito?

---------------------------

Compreendo que ser resignado não significa ser omisso, ser apático. Resignação é uma atitude inteligente que preserva a minha integridade espiritual e física.

Diante dos sofrimentos busco soluções, mas sem revolta, de forma serena. Sei que o sensato é manter-me resignado diante dos sofrimentos que já me atingiram, porém, seguir buscando a cura, buscando a harmonia, buscando a paz, até o fim!

Talvez os malfeitores de hoje sejam as vítimas de existências passadas, se vingando por não terem conseguido perdoar, presas no "olho por olho, dente por dente". Talvez os diabos de hoje sejam seres fazendo cumprir o carma de multidões. Talvez as pessoas que estão nascendo inválidas sejam os tiranos de outras existências, recebendo o que semearam. Bem, isto tudo é muito complexo... Em outras mensagens já fiz reflexões a respeito.

Observo que muitas pessoas aceitam a possibilidade de que na natureza os seres humanos colham os frutos dos seus atos, ou sejam, Carma e Dharma, ação e consequência. Mas, diante dos sofrimentos e injustiças esta pessoas reclamam, ficam com raiva! Incoerente, não é? Se aceitamos que existem consequências, então deveríamos compreender que as injustiças estão sendo consequências das nossas injustiças no passado!

Justiça ou injustiça? Depende do ponto de vista, depende da perspectiva com a qual olhamos.

Tenho vontade de combater a corrupção, mas não vou combatê-la xingando os corruptos, produzindo vandalismos, etc. Faço o que posso, dentro do que está ao meu alcance, buscando agir de forma educada e serena. Depois de ter feito tudo o que pude eu me mantenho em paz, no dia seguinte sigo buscando encontrar novas soluções.

Buscar a paz interior e exterior é um exercício de amor. Quando não consigo resultados compreendo que é porque as pessoas não estamos merecendo este resultado, quando consigo resultados compreendo que é porque tive o merecimento de ser o agente da cura, no momento que o Carma da pessoa terminou de ser pago.

Toda atitude agressiva na minha mente, nas minhas palavras e gestos, me contaminam e fazem com que eu tenha um centro mental doente, um centro emocional doente e um corpo físico doente. O culpado disto sou eu mesmo.

O mundo está cheio de diabos? Com certeza, eu sou um deles! Não estou aqui para combater diabos, compreendo que eles são reflexos das nossas inconsciências. Não escrevo para combater nada e ninguém, escrevo para estimular a busca pela harmonia interior e exterior, por meio da reflexão, da transformação.

Me educo para o despertar da consciência, consciência que é luz, harmonia, equilíbrio, saúde, paz, liberdade, felicidade! Sugiro o que estou praticando e que está me dando resultados: buscar a transformação pelo amor e não pela guerra. Buscar a sabedoria para transformar o que pode ser transformado e resignação para manter-me sereno enquanto vivo o sofrimento que não estou conseguindo mudar.

Em família temos muitas oportunidades de descobrir e eliminar os egos da ira e exercitar a resignação, um laboratório maravilhoso para o autoconhecimento!

Sugiro leituras e releituras destes capítulos que escrevi neste final de semana, e exercícios na vida prática para verificarmos se estas palavras podem ou não contribuir para o despertar da consciência.

Voltarei a escrever no próximo final de semana.

Fraternalmente,


Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário