sábado, 13 de janeiro de 2018

A resignação (A Consciência) - cap.194

Muitos conflitos são gerados por erros não tolerados. Identificar quem errou primeiro talvez não faça diferença, a guerra talvez continue. Compreendo que a diferença está em quem faz o que deveria ter sido feito no início, perdoar, trabalhar pela paz.

---------------------------

Falo da resignação de acordo com a minha consciência e não de acordo com os dicionários ou compreensões coletivas. Resignar-se significa agir de forma consciente diante do que não pode ser modificado.

A virtude da resignação não significa submissão, o SER não se submete, não é submisso a nada e a ninguém, assim o compreendo. O SER é amor e amor não é submissão.

Muitos sofrimentos, familiares ou não, nos atingem e não há o que fazer, simples assim. O pneu do carro furou, aconteceu, acabou! Eu não tenho que "aceitar" nada, não tenho escolha, já aconteceu. Tenho que me conformar? Tanto faz, me conformo ou não, o pneu furou.

O que é resignação? A a atitude consciente diante dos desprazeres que me afetaram. 

Diante dos desprazeres temos duas possibilidades, agir de forma consciente ou inconsciente. Ser consciente significa seguir tranquilo, sereno, no controle dos pensamentos e emoções. Tomar uma atitude para concertar as coisas, quando possível. Ser inconsciente significa ficar com raiva, revoltar-se, xingar, brigar. O que eu ganho com a raiva?

Quanto mais consciente eu fico, todas as possibilidades de resolver as coisas melhoram, minha lucidez melhora, meu raciocínio melhora, minha saúde se mantem em harmonia.

Quanto mais inconsciente eu fico, diminuo todo o meu potencial para resolver qualquer coisa, meus pensamentos ficam desequilibrados, meu centro emocional se descontrola, meu coração sofre, minha saúde fica prejudicada. Qual o sentido do ego? Nenhum! Por isto ele é inconsciência.

Por mais sério que seja o acontecido, a revolta multiplica o problema e me acrescenta mais sofrimento. Se já está sofrido, para que piorar? O sentido é a consciência, serenidade.

Como alcançar a resignação? Muito trabalho!

Venho diminuindo a ira em mim, gradativamente, ao longo dos anos, me reeducando para a serenidade, reeducando meu corpo para a serenidade, com muita paciência e muita reflexão. Neste período venho tendo várias crises de ira, porém as venho diminuindo de intensidade, devagar, agora já estão bem pequenas.

Para eliminar todos os egos eu os descubro observando a mim mesmo, reflito, compreendo e vou enfraquecendo estes egos aos poucos, usando muita reflexão para colocar atitudes conscientes no lugar dos egos. Neste livro estou sugerindo reflexões para serem usadas nos momentos que os egos apareçam, para tirarmos  o sentido das atitudes inconscientes e irmos mudando aos poucos.

Volto a frisar, além do trabalho psicológico para eliminar os egos eu sigo trabalhando voluntariamente, oferecendo ajuda gratuita para diminuir o sofrimento dos seres, de acordo com as minhas condições. Este trabalho me faz ser merecedor de crescer espiritualmente. Isto eu sugiro.

Voltarei a escrever amanhã e farei reflexões sobre a ira, revolta.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário